O ex-piloto da Ferrari Felipe Massa entrou com uma ação em Tribunal de Londres contra a Fórmula 1, o ex-comandante da categoria Bernie Ecclestone e a FIA em busca de reconhecimento como campeão mundial de F1 de 2008 e compensação financeira.
Um documento judicial fornecido pelos representantes de Massa disse que a melhor estimativa de suas supostas perdas financeiras por perder o título era de 64 milhões de libras (R$ 407 milhões) mais juros. Essa quantia representou a diferença salarial para o restante de sua carreira e dinheiro de patrocínios e oportunidades comerciais, além de um bônus de 1,7 milhão de libras (R$ 10,8 milhões) que ele teria recebido da Ferrari.
“Sempre disse que lutaria até o fim. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica através dos tribunais”, disse Massa. “O assunto agora está com os advogados e eles estão totalmente autorizados a fazer o que for necessário para que seja feita justiça ao esporte”.
Felipe Massa busca o reconhecimento do título de 2008Profimedia
A Formula One Management (FOM) e a Federação Internacional do Automóvel, com sede em Paris, não comentaram a medida quando contatadas. O título de 2008 foi para o britânico Lewis Hamilton, que na época corria pela McLaren e agora é sete vezes campeão mundial.
Massa, de 42 anos, quer que a FIA reconheça que violou seus próprios regulamentos ao não investigar imediatamente um acidente no Grande Prêmio de Singapura e que se transformou, no ano seguinte, em um dos maiores escândalos do esporte.
O brasileiro destacou uma citação de Ecclestone ao site alemão F1 Insider afirmando que Massa deveria ter sido campeão mundial e foi “privado do título que merecia”. O britânico, hoje com 93 anos, também disse que não havia “informações suficientes naquele momento para investigar o assunto” e cancelou a corrida em Singapura.
Massa liderava o Grande Prêmio de Singapura de 2008 partindo da pole position quando o compatriota Nelson Piquet Jr bateu no muro na volta 14 de 61. O acidente acionou o safety car e beneficiou Fernando Alonso, companheiro de Piquet na Renault, que venceu a corrida. Massa não conseguiu marcar depois de um pitstop mal feito. Piquet revelou em 2009 que os chefes de equipe lhe disseram para bater, que foram posteriormente banidos.
Hamilton conquistou o título de 2008 de Massa depois de ultrapassar Timo Glock, da Toyota, pelo quinto lugar na última volta da última corrida da temporada, vencida por Massa, no Brasil.