Connect with us

F1

Alonso se diz no auge físico na Fórmula 1 e quer correr até os 50 anos

Spread the love

Foto: Aston Martin

Aos 42 anos, Fernando Alonso é o piloto com mais corridas realizadas na Fórmula 1, com um total de 380 participações em GPs e deve ser o primeiro a alcançar 400 etapas ainda este ano. Mas, no que depender do espanhol, esse número pode aumentar consideravelmente. O bicampeão mundial fala em correr até os 50 anos. 

Os fatores para Alonso considerar competir por cerca de mais oito anos passam pelo desempenho, mas também pela parte física. De acordo com o piloto da Aston Martin, os testes realizados durante a intertemporada mostraram ótimos índices.

“Tenho todo um histórico dos milhares de testes que realizei, seja cardiológicos, taxa de gordura, músculos, reação e carga muscular”, disse o veterando, durante a apresentação do novo carro da Aston Martin. “Com relação aos últimos cinco ou seis anos, tive uma perda mínima de performance, principalmente de musculatura, pois é normal perder músculos depois dos 30, 35 anos. Nesse ano, eu consegui alcançar meus melhores índices e parte disso se deve a mudança na parte da nutrição e preparação”, completou.

Ainda durante o lançamento do AMR24, o asturiano revelou que agora tem uma nutricionista em sua equipe, que realizou algumas mudanças em seu cardápio, inserindo uma dieta predominantemente vegetariana.

“Tentamos ganhar mais músculos para compensar o fator idade, sem perder reatividade ou resistência na parte cardiológica. Os resultados foram surpreendentes, acho que muito positivos”, afirmou.

“Mudamos algumas coisas na preparação do corpo. Há muitas que eles podem explicar melhor, como aumentar a dieta vegetariana. Não vai ser completamente restritiva, mas é esse caminho: encontrar um pouco mais de energia dos alimentos, um pouco do seu corpo e tentar achar mais resistência a partir disso”, prosseguiu.

Outra mudança que Alonso fez para encontrar a melhor forma física foi diminuir os eventos promocionais, assim, teve maior foco nas atividades e também no descanso. “Treinei com mais calma. Embora a temporada passada tenha terminado antes do habitual e tive mais tempo para treinar. Tem sido um período com mais tempo para mim do que tinha antes.”

“Sempre tinha algo para fazer durante o inverno, seja eventos publicitários ou mudança de equipe e tinha coisa para fazer na fábrica. Nesse momento, tirei um tempo para mim, para pilotar outros carros, o que me ajudou a estar na melhor forma da vida em uma pré-temporada”, continuou.

Pela parte física, sim, Alonso acredita que pode chegar até os 50 anos correndo. O que pode fazê-lo parar antes é toda a logística que demanda a Fórmula 1, que chega em 2024 com 24 etapas no calendário, o maior de sua história. “Anos atrás, achava que 40 ou 41 seria o limite. Agora, depois da maneira que me vi no ano passado, motivado e com bom desempenho, acho que posso correr por mais tempo. Os testes e tudo o que tenho feito indicam que, se seguir motivado e comprometido, posso correr até os 49, 50 anos”, revelou.

“Ao mesmo tempo, você precisa dar tudo da sua vida. A Fórmula 1 precisa de total dedicação. Vou para a minha 24ª temporada, ou algo do tipo, na Fórmula 1. São 24 anos que dei minha vida a esse esporte. Estou feliz e ok com isso. Posso fazer isso por mais anos, mas não sei se até os 50, com esse calendário extenso e coisas do tipo”, pontuou.

“Não é pelas habilidades, mas por conta das outras coisas que me intrigam na vida”, finalizou.

Grande Prêmio

Mais sobre F1