Até o momento, 53 clubes tem vaga confirmada na competição nacional na próxima temporada
Com o título da Taça Rio de 2024, conquistado neste domingo, o Botafogogarantiu uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. Até o momento, 53 clubes confirmaram participação na competição nacional de 2025. Entre as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, o Corinthians é a única que ainda não teve sua participação confirmada na edição do próximo ano, pois foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista.
O ge listou os clubes que estão confirmados na Copa do Brasil de 2025 até o momento; veja lista completa abaixo.
Taça da Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli
Remo e Paysandu estão garantidos na edição de 2025 — Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
Mesmo eliminado na semi do Gauchão, o Inter está na Copa do Brasil 2025 — Foto: Tomás Hammes
Apesar de ainda não ter garantido sua vaga na Copa do Brasil pelo estadual, o Corinthians ainda pode garantir sua classificação via Campeonato Brasileiro. O Botafogo foi o último clube da Série A que carimbou seu passaporte após vencer o Boavista, por 2 a 0, pela final da Taça Rio.
Levando em consideração a Série B do Brasileiro, oito clubes também ainda não garantiram sua participação na edição de 2025: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta.
De acordo com o regulamento da competição, 80 vagas são destinadas para os estaduais. As outras 12 ficam por conta dos nove primeiros colocados da Série A, além do campeão da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro – estes clubes entram direto na terceira fase da Copa do Brasil.
Bola da Copa do Brasil 2024 — Foto: Julio Costa
Na edição deste ano, a competição se encontra na terceira fase. Os duelos serão definidos através de sorteio. O Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é utilizado para determinar a divisão das equipes nos potes. Relembre as equipes classificadas para terceira fase deste ano.
Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
A partir da presença na terceira fase, todos os clubes, independentemente de divisão, passam a receber a mesma cota de participação. Assim, a classificação para as oitavas de final vale uma premiação de R$ 3,465 milhões.