Connect with us

Lutas

Após trauma que quase encerrou sua carreira, Ana Vieira faz história e ganha o ADCC

Spread the love

Divulgação

As disputas do ADCC no último fim de semana reservaram um episódio emocionante envolvendo Ana Carolina Vieira. A brasileira de 30 anos foi campeã na categoria até 65kg do maior evento de grappling do mundo depois de superar um trauma que quase encerrou sua carreira.

Em junho de 2023, a “Baby”, como é chamada a atleta, enfrentou a compatriota Gabi Pessanha na final do Mundial de jiu-jítsu e acabou derrotada com um estrangulamento que resultou no desmaio. O detalhe é que a lutadora bateu em sinal de desistência ao notar que não conseguiria escapar, mas a arbitragem não percebeu. Ao todo foram 16 segundos entre o momento em que Ana Carolina sinalizou até o juiz encerrar o combate.

Pentacampeã mundial de jiu-jítsu, a brasileira precisou de atendimento médico e foi parar no hospital. Dias depois, já recuperada, ela contestou a decisão dos juízes e revelou que pensou em desistir do mundo da luta. O anúncio de que seguiria competindo aconteceu somente em novembro, cerca de cinco meses após o episódio na final do Mundial.

O retorno às lutas aconteceu em março deste ano, nas seletivas do ADCC, em São Paulo. Ana Carolina venceu os quatro duelos que fez, conquistou o título e se classificou para o torneio em Las Vegas, no último fim de semana. Nos Estados Unidos, ela superou Amanda Leve, Bia Mesquita e Helena Crevar, respectivamente, para ficar com o título.

Chocando o mundo mais uma vez. Acho que sempre me saio muito bem quando as pessoas me subestimam. Eu sabia que ganharia porque tenho o melhor time e porque eu sou uma das melhores do mundo – comemorou Baby nas redes sociais.

Ana Carolina fez ainda um agradecimento à esposa Luanna Alzuguir, que é ex-atleta e conquistou o ADCC em 2009, na categoria até 60kg. Juntas, elas formam o primeiro casal da história a conquistar o título.

– Você é a melhor treinadora do mundo, e se eu estou aqui hoje é por sua causa. Porque você acredita em mim mais do que em qualquer outra pessoa e me motiva todos os dias para alcançar meus sonhos – declarou a lutadora.

Combate

Mais sobre Lutas