Foto: Pedro Souza/Atlético-MG
O Athletico avança para contratar Cuca como novo técnico. As conversas durante a tarde deste domingo tiveram evolução, e o nome do treinador ganha força para substituir Juan Carlos Osorio, que teve a saída confirmada pela manhã. O desfecho deve ocorrer até esta segunda-feira.
O ge procurou a diretoria do Athletico durante o domingo, que confirmou que Cuca estava em pauta, era visto de maneira positiva, e que as conversas estão em andamento. Também houve uma sondagem por Mano Menezes, mas sem avanço – o treinador está fora do país.
Cuca já esteve em pauta em dezembro para assumir o comando do Athletico e era visto como o preferido do presidente do clube, Mario Celso Petraglia, para ser o técnico do ano do centenário do Furacão.
Porém, naquele momento, o treinador alegou que precisava resolver as questões particulares envolvendo a condenação na Suíça, em 1989, por ato sexual com menor e coação- e o clube também aguardava isso.
Hoje, o nome de Cuca aparece novamente na pauta, especialmente após o Tribunal de Berna ter anulado a sentença que havia condenado o técnico. O treinador chegou a confidenciar a algumas pessoas ligadas ao Athletico que poderia assumir agora o comando do time. Uma conversa com Petraglia, neste domingo, alinhou a questão, mas faltam alguns detalhes.
Em junho do ano passado, após a demissão de Paulo Turra, Cuca também surgiu como possível nome para assumir o Athletico. Isso gerou manifestações pró e contra a contratação entre os torcedores do Furacão nas redes sociais. Entre as manifestações, a torcida Atleticaníssimas tem se posicionado contrária ao nome do treinador em postagens.
Passagem-relâmpago pelo Corinthians
O último clube de Cuca foi o Corinthians. Ele teve a contratação anunciada pelo time paulista no dia 20 de abril de 2023, dando origem a uma onda de protestos. Parte da torcida do Timão não aceitou o acerto por causa da condenação por ato sexual com menor e coação em 1989, na Suíça. A diretoria dizia acreditar na inocência do treinador, que assim se declara.
Na apresentação, Cuca disse que por três vezes não havia sido reconhecido pela garota como um dos abusadores, o que foi desmentido pelo advogado da vítima, o suíço Willi Egloff.
Com a pressão cada vez maior, Cuca pediu demissão no dia 27 de abril, logo após a vitória do Corinthians nos pênaltis sobre o Remo, na Neo Química Arena, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Desafio inicial no Athletico
O novo treinador do Athletico terá como desafio as quartas de final do Campeonato Paranaense. O Furacão perdeu para o Londrina, por 1 a 0, no sábado, no Estádio do Café, pelo jogo de ida. A volta será no domingo, às 18h30, na Ligga Arena. O Rubro-Negro precisa vencer por dois gols ou mais de diferença para avançar às semifinais. Se ganhar por um gol, a decisão vai para os pênaltis.
O Athletico tem ainda em 2024 a disputa da Copa do Brasil (a partir da terceira fase), o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O clube completa 100 anos no dia 26 de março.
GE.