(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press e Divulgação/Peñarol)
O objetivo é um só: dar mais um passo rumo à classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Em boa fase, o Atlético tenta ampliar sequência invicta diante do Peñarol, do Uruguai, em confronto válido pela terceira rodada do Grupo G da Copa Libertadores, a partir das 21h desta terça-feira (23/4). A seguir, o No Ataque traz todas as informações sobre o duelo a ser disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte: onde assistir, prováveis escalações, declarações de atletas e mais.
O Atlético vive momento especial sob o comando do técnico Gabriel Milito. Foram sete jogos desde a chegada do argentino, com quatro vitórias, três empates e título do Campeonato Mineiro diante do arquirrival Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na Copa Libertadores, o Galo é um dos três clubes com 100% de aproveitamento na fase de grupos, ao lado de Bolívar-BOL e River Plate-ARG. Até aqui, no Grupo G, o time alvinegro superou Caracas-VEN (4 a 1) e Rosario Central-ARG (2 a 1).
A equipe de Milito chega embalada por uma performance segura e contundente em novo clássico contra o Cruzeiro – desta vez, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols de Zaracho, Paulinho e Guilherme Arana, o Atlético dominou e venceu o maior rival por 3 a 0 na Arena MRV, no último sábado (20/4).
Agora, o desafio é abrir vantagem ainda maior na liderança do Grupo G do principal torneio do continente. O Galo ocupa a ponta da chave com seis pontos; Peñarol (2°) e Rosario (3°) aparecem atrás, com três, enquanto o Caracas é o lanterna, sem pontos.
O rival da vez é um velho conhecido. Pentacampeão da Libertadores, o Peñarol nunca venceu o Atlético: foram cinco confrontos entre as equipes (sendo dois amistosos), com duas vitórias alvinegras e três empates.
Atlético x Peñarol: onde assistir ao vivo
O duelo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores terá transmissão exclusiva por serviço de assinatura na internet (streaming).
- Paramount+
Atlético x Peñarol: prováveis escalações
O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o embate pela Libertadores. Veja também os desfalques de Atlético e Peñarol.
Atlético
Gabriel Milito pode voltar a relacionar o zagueiro Bruno Fuchs e o atacante Brahian Palacios. Recuperada de lesões, a dupla já estava liberada pelo departamento médico para o clássico, mas acabou ficando de fora da partida.
A grande dúvida na escalação do Atlético é na zaga: Mauricio Lemos, Battaglia e Bruno Fuchs são os principais postulantes à vaga ao lado de Jemerson.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia (Mariano), Mauricio Lemos (Battaglia ou Bruno Fuchs), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk
- Pendurados do Atlético: não há
- Desfalques do Atlético: Rubens (entorse no joelho esquerdo) e Paulo Vitor (ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo)
Peñarol
O Peñarol vive ótimo início de temporada com o técnico Diego Aguirre, ex-Galo. Os Carboneros lideram o Campeonato Uruguaio, com 25 pontos – oito vitórias e um empate em nove partidas.
No último sábado, o Peñarol venceu o Boston River (3 a 1) fora de casa, pela nona rodada da liga. Antes disso, na quarta-feira (17/4), a equipe foi eliminada pelo Montevideo City Torque, com derrota (3 a 1), na Copa Uruguai.
Na Libertadores, o Peñarol estreou com derrota diante do Rosario Central (1 a 0), em Rosario. Apesar disso, se recuperou na segunda rodada e aplicou sonora goleada no Caracas (5 a 0), em Montevidéu.
- Provável escalação do Peñarol: Guillermo De Amores; Milans (Bryon Castillo), Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maximiliano Olivera; Damián García, Gastón Ramírez (Ignacio Sosa), Eduardo Darías e Leonardo Fernández; Leonardo Sequeira e Maximiliano Silvera
- Pendurado do Peñarol: Eduardo Darías
- Desfalques do Peñarol: Washington Aguerre, Camilo Mayada, Franco González e Javier Cabrera (todos lesionados)
Atlético x Peñarol: os personagens
- Mauricio Lemos, zagueiro do Atlético: “É um orgulho jogar contra o Peñarol, uma equipe tão grande na América. Creio que vai ser um rival muito difícil, muito duro. Temos que estar muito preparados, porque todos os times uruguaios são muito fortes, muito aguerridos. Temos que estar bastante atentos porque há muitos bons jogadores no Peñarol. É um clube tão grande que temos que respeitá-lo e tentar fazer o melhor possível para conseguir o objetivo, que é ganhar os três pontos.”
- Maximiliano Silvera, atacante do Peñarol: “É uma partida muito importante, mas vamos buscar os três pontos. Sabemos que é uma partida chave para nós. Vamos tentar usar nossas armas, sabemos que estamos bem, jogando bem. Somos uma equipe forte também. Eles têm grandes jogadores. É uma equipe de muita qualidade, mas também temos. Eles sabem que têm que se cuidar. Temos de minimizar as virtudes deles e maximizar os nossos pontos fortes.”
Atlético x Peñarol: arbitragem
- Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia)
- Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e Jhon Gallego (Colômbia)
- VAR: Carlos Orbe (Equador)
No Ataque.