A Áustria venceu a Holanda por 3 a 2 nesta terça-feira (25), no estádio Olímpico de Berlim, pela rodada final do Grupo D da Eurocopa. Com o empate entre França e Polônia, os austríacos surpreenderam e avançaram às oitavas de final na liderança da chave. Foi simplesmente um jogo emocionante na capital alemã, com trocas de liderança, busca pela igualdade, disputa entre os atletas e o gol de Sabitzer para determinar o resultado.
Essa foi apenas a quarta vitória da Áustria na história da Eurocopa e, pela primeira vez, os austríacos celebraram dois triunfos consecutivos na competição continental.
A Áustria, que havia vencido a Polônia por 3 a 1 na última rodada, terminou a primeira fase com seis pontos, um a mais que a França, a vice-líder da chave.
A Holanda, por sua vez, despencou para o terceiro lugar, com quatro pontos. Apesar disso, a Laranja ainda segue com boas chances de classificação e vai esperar a conclusão da rodada derradeira para conhecer seu futuro.
Um jogaço de cinco gols e fato inédito
O primeiro gol da Áustria na partida foi marcado na infelicidade de Malen. Com pouco mais de cinco minutos de bola rolando, o jogador da Holanda acabou mandando contra o próprio patrimônio.
Pela primeira vez na história da Euro, um jogador holandês marcou contra, e também de forma inédita a Áustria teve um gol contra a seu favor. Para completar, esse foi ainda o gol contra mais rápido da história do torneio continental.
Mas a Holanda foi para cima, especialmente com a entrada de Xavi Simmons. Logo no início do segundo tempo, ele mesmo serviu Gakpo para a igualdade no placar. Só que pouco tempo depois, aos 13 minutos, Schmid recolocou a Áustria à frente.
Os holandeses foram novamente à luta para empatar o jogo. Dessa vez com Memphis Depay, aos 29, marcando seu primeiro gol na Euro em um momento fundamental. Inicialmente, o lance foi invalidado, já que a arbitragem observou um suposto domínio com a mão. O lance, todavia, foi revisto e nenhuma infração foi detectada.
A resposta da Áustria foi rápida para a infelicidade dos holandeses. Aos 34 minutos, Sabitzer completou uma ótima jogada de contra-ataque e marcou o gol da vitória.