Bahia e Botafogo foram a campo no Nilton Santos neste domingo (5) em duelo da parte de cima do Brasileirão. No entanto, o Esquadrão de Aço surpreendeu os mandantes, vencendo por 2 a 1. Os gols do triunfo baiano vieram com Everaldo e Rafael Ratão, enquanto Jeffinho fez para o Glorioso.
O resultado embola a briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. O Bahia igualou a pontuação do Athletico, que venceu o Vasco neste domingo, somando 10 pontos, e agora ocupa a vice-liderança pelos critérios de desempate. Por sua vez, o Botafogo cai para a 3ª colocação, com nove pontos, mesma quantidade de Atlético-MG e Red Bull Bragantino, 4º e 5º colcoados, respectivamente.
Bahia vence e ultrapassa o Botafogo no Brasileirão
O Glorioso entrou em campo no Nilton Santos contra o Esquadrão de Aço com a missão de retomar a liderança do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Bahia teve boa atuação para surpreender o Botafogo e ‘tomar’ a posição dos cariocas.
O Tricolor baiano comandado por Rogerio Ceni fez uma etapa inicial elogiável e saiu ganhando do Alvinegro de Artur Jorge.
Quem balançou as redes adversárias primeiro foi o Botafogo. Aos 17 minutos, Luiz Henrique fez grande jogada, tabelou com Marlos Freitas e finalizou com categoria para marcar. Porém, o atacante estava impedido e o tento foi anulado.
A resposta do Bahia veio aos 37 minutos. Everton Ribeiro e Cauly elaboraram boa trama antes da bola chegar em Santiago Arias. O lateral cruzou e Everaldo cabeceou com força. No entanto, Jhon fez uma grande defesa e impediu o gol do Esquadrão de Aço.
O lateral foi protagonista no lance que rendeu a vantagem ao Bahia. Santiago Arias arriscou chute aos 42 e a bola acertou o braço de Hugo. Após revisão do VAR, a penalidade máxima foi marcada e Everaldo bateu bem para abrir 1 a 0 contr ao Glorioso.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo quase igualou. Marlon Freitas lançou Damián Suárez, que cruzou. Savarino passou da bola, mas Júnior Santos não, mandando para o fundo do gol. Na checagem, o impedimento ajustado foi flagrado e o tento anulado.
Parecia questão de tempo para o empate do Botafogo contra o Bahia e assim foi. Aos 17 minutos, o Alvinegro armou blitz na defesa dos baianos e Jeffinho aproveitou chute errado de Marlon Freitas. O camisa 47 dominou e emendou um belo voleio para igualar o placar do duelo pela liderança do Brasileirão.
Após o empate, o Botafogo se lançou ao ataque buscando a vitória, contando inclusive com uma tentativa inusitada de Artur Jorge em ter o zagueiro Alexander Barboza como centroavante. Já o Bahia mirava o contra-ataque e foi mais feliz na estratégia.
Ao 40 minutos, o Esquadrão de Aço retomou a bola e Carlos De Pena acionou rapidamente Rafael Ratão. O atacante driblou Jhon e anotou o gol que fez o Bahia vencer por 2 a 1, ultrapassando o Botafogo e assumindo a vice-liderança do Brasileirão.