Divulgação/Band)
A Band homenageia um dos grandes narradores da mídia esportiva brasileira: Luciano do Valle. Se estivesse vivo, Luciano completaria 77 anos nesta quinta-feira, 4 de julho. Por causa disso, a emissora exibe o documentário “Luciano do Valle – A Voz de Todos os Esportes”, dentro da faixa “Documento Band”. A atração vai ao ar, nessa quinta, às 22h30 (de Brasília).
O material conta com depoimentos de colegas como Álvaro José, Cleber Machado, André Hening, Galvão Bueno e Luis Roberto. Além deles, atletas como Popó, Magic Paula e Hortência reverenciam o comunicador.
“Minha primeira luta ao vivo para todo o Brasil, em 1997, foi com o Luciano do Valle. Era um auditório pequeno em Tijuana (México), bem arcaico, e lá estava ele narrando.”, relembra Popó, campeão mundial de boxe.
Já Magic Paula aproveita a oportunidade para agradecer todo o esforço do narrador para manter o basquete feminino brasileiro em evidência.
“Ele sabia exatamente em que momentos o time poderia ter se esforçado mais. Nas décadas de 1980 e 1990, ele e a Bandeirantes possibilitavam que o Brasil inteiro conseguisse nos ver na TV aberta”, disse a ex-jogadora.
“O Luciano foi um cara fundamental para todos os esportes, principalmente na categoria feminina e ele não somente inflamava, como também era nosso conselheiro”, afirma a ex-armadora da seleção brasileira.
Outra figura importante do basquete nacional, Hortência, revela que a relação ia além dos microfones e quadras da modalidade.
“Nós éramos amigos de verdade, íntimos, do tipo de contar segredos um para o outro. Como se já não bastasse, ser um dos melhores locutores, ele também queria ser treinador. Era corneteiro e se achava o técnico. Mas, posso falar? Pior que ele entendia mesmo.”, confessa a ‘Rainha’.
Quem foi Luciano do Valle, narrador homenageado pela Band
Além do Grupo Bandeirantes, do Valle trabalhou nas rádios Brasil de Campinas e Nacional. Essa última, já na capital paulista. Na TV ele teve passagens por Globo (da década de 70 a 1982), Record TV e SBT. Na Band, o jornalista foi o principal responsável pela criação do “Show do Esporte”, maratona esportiva que incluía transmissões de futebol, basquete, vôlei e automobilismo.
Natural de Campinas/SP, Luciano do Valle morreu aos 66 anos vítima de um infarto no dia 19 de abril de 2014. Ele passou mal no avião que o levava de São Paulo para Uberlândia (MG) onde narraria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro no dia seguinte. O profissional chegou a ser socorrido em um hospital da cidade, mas não resistiu.