Connect with us

Futebol Internacional

Barcelona considera vender Vitor Roque (e não só ele); os bastidores e planos do clube no mercado

Spread the love

Divulgação/X

Vitor Roque poderá deixar o Barcelona em definitivo para a próxima temporada. De acordo com apuração da ESPN, o clube catalão avalia negociar o brasileiro no mercado internacional para arrecadar dinheiro e ter um orçamento maior para a janela de transferências.

Contratado em julho de 2023 pelo Barcelona após negociação com o Athletico, o clube catalão desembolsou 40 milhões de euros (R$ 213,4 milhões).

Como o brasileiro teve pouco espaço sob o comando de Xavi e somou apenas 13 partidas nesta temporada, algumas metas não foram alcançadas, o que fez com que o clube não precisasse desembolsar novos valores a serem pagos ao Furacão.

A ideia do Barcelona é aumentar sua capacidade de investimento sem infringir o Fair Play Financeiro de LALIGA. Neste momento, por exemplo, a diretoria só poderá gastar uma percentagem do que faturar em transferências, uma vez que ultrapassa em mais de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão) o limite salarial imposto pela competição.

O Barça está trabalhando em formas para arrecadar dinheiro, e fontes indicaram à ESPN que há esperança de conseguir aumentar esse limite para poder enfrentar uma operação de maior fôlego financeiro no mercado.

Neste sentido, há otimismo quanto às possibilidades de redução da folha salarial, melhoria do acordo de patrocínio com a Nike e até transferência de jogadores que não fazem parte dos planos de Xavi para a próxima época.

A situação é semelhante à do verão passado, quando o Barcelona contratou atletas livres no mercado como Ilkay Gundogan, e investindo apenas cerca de apenas 3,5 milhões de euros na contratação de Oriol Romeu.

Xavi atribui os problemas da temporada à falta de equilíbrio no meio-campo e colocou como objetivo prioritário a contratação de um volante que reponha a ausência de Sergio Busquets.

Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, Martin Zubimendi, da Real Sociedad, e Amadou Onana, do Everton, foram nomes ligados ao clube, mas qualquer contratação exigiria um investimento financeiro que o Barcelona não dispõe atualmente.

Por sua vez, o jovem Simons, de 21 anos, deve retornar ao Paris Saint-Germain depois de ter brilhado emprestado nesta temporada ao RB Leipzig.

O holandês, que treinou nas categorias de base do Barça antes de assinar com o clube francês em 2019, não tem lugar garantido no elenco de Luis Enrique.

O time catalão mantém portas abertas para uma chegada por empréstimo. O Barcelona continua avaliando opções maiores, mas fontes garantem à ESPN que nada ainda está decidido porque há indefinição sobre o orçamento que o clube terá disponível.

O clube ouvirá ofertas para a maior parte de seu elenco e, como informou a reportagem em março, até Ronald Araújo poderá ser vendido se surgir uma oferta suficientemente atraente para poder reforçar outras posições.

ESPN

Mais sobre Futebol Internacional