Beatriz Souza brigará por medalha nos Jogos Olímpicos de Paris. A judoca brasileira superou a sul-coreana Hayun Kim nesta sexta-feira, na Arena Campo de Marte, e garantiu vaga nas semifinais da categoria acima dos 78 kg.
Bia sofreu no início da luta. Ela e a sul-coreana chegaram a ficar penduradas por dois shidos (punições), mas a asiática era mais agressiva no combate. Já no golden score, a brasileira tentou aplicar um waza-ari na adversária, que contragolpeou. O juíz chegou a dar vitória a Kim, mas, após revisão no vídeo, reverteu a decisão.
A classificação já garante briga por medalha para a brasileira. Ela irá enfrentar a francesa Romane Dicko na próxima fase e, mesmo em caso de derrota, lutará pelo bronze contra a perdedora da outra semifinal. Se vencer, Beatriz irá competir pelo ouro.
Em sua estreia nos tatames da Arena Campo de Marte, Bia precisou de pouco mais de 40 segundos para aplicar um ippon em Izayana Marenco, da Nicarágua, e avançar às quartas de final.
Beatriz Souza faz sua primeira aparição em Olimpíadas é uma das esperanças de medalha para o Brasil. Quinta colocada no ranking mundial, a judoca de 26 anos tem em seu currículo dois pódios em Mundiais e foi eleita a melhor do ano pelo COB em sua modalidade no ano passado.
Na atual edição dos Jogos Olímpicos, o judô já rendeu duas medalhas para o Brasil. Willian Lima faturou a prata na categoria até 66 kg, enquanto Larissa Pimenta levou o bronze nos 52 kg feminino.
Na última quarta-feira, Rafael Macedo chegou a brigar pelo bronze na categoria até 90 kg, mas sofreu uma punição polêmica e perdeu a medalha para o dono da casa Maxime-Gael Ngayap Hambou.
Beatriz Souza ainda integra o time brasileiro que brigará por medalha nas equipes mistas em Paris. A competição será neste sábado, a partir das 5h (de Brasília) da manhã.