(Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)
Líder do Brasileirão e na semifinal da Libertadores, o Botafogo tem a temporada com mais jogos nos últimos anos. No mínimo, o time realizará 73 partidas em 2024.
Em 2024, o Botafogo entrou em campo 61 vezes. Porém, ainda tem 12 jogos garantidos até o final do ano: as últimas 10 rodadas do Brasileirão e os dois jogos da semifinal da Libertadores contra o Peñarol.
Jogos em 2024:
- 28 no Campeonato Brasileiro (+10 rodadas)
- 14 na Libertadores (+2 partidas garantidas)
- 4 na Copa do Brasil (quartas)
- 15 no Campeonato Carioca (quinto colocado)
O número ainda pode aumentar, caso o Botafogo se classifique para a final única da Libertadores. Se vencer o torneio, o clube disputará a Copa Intercontinental da Fifa no fim do ano e disputará até três jogos na competição, caso chegue à decisão. Nesse cenário, o Glorioso poderia participar de 77 jogos.
Até aqui, o Botafogo tem 65,5% de aproveitamento em 2024, considerando as passagens de Tiago Nunes e Fábio Matias, além do trabalho do atual técnico Artur Jorge.
Em 2017, quando o Botafogo disputou as mesmas competições, o time disputou 71 partidas, número que será ultrapassado neste ano. Na ocasião, o clube parou nas quartas da Libertadores e terminou o Brasileirão em décimo lugar.
Naquele ano, o Botafogo comandado pelo técnico Jair Ventura teve 50% de aproveitamento em todas as competições.
Jogos em 2017:
- 38 jogos no Brasileirão (décimo colocado)
- 14 jogos na Libertadores (quartas)
- 6 jogos na Copa do Brasil (semifinal)
- 14 jogos no Campeonato Carioca (semifinal)
A última vez que o Botafogo jogou tantas partidas em um ano foi em 2008, com 74 aparições. No ano, o clube participou de 21 partidas no Campeonato Carioca, sendo vice-campeão. Além disso, chegou na semifinal da Copa do Brasil e parou nas quartas da Sul-Americana.
Na temporada, o Botafogo teve 56,7% de aproveitamento, somando as passagens de Cuca e Ney Franco pela equipe.
Jogos em 2008:
- 38 jogos no Brasileirão (sétimo colocado)
- 6 jogos na Sul-Americana (quartas)
- 9 jogos na Copa do Brasil (semifinal)
- 21 jogos no Campeonato Carioca (vice-campeão)