A delegação do Botafogo foi recebida com festa no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, após a classificação, nos pênaltis, à semifinal da Copa Libertadores sobre o São Paulo. Os torcedores presentes cantaram músicas para o goleiro John, o meia Thiago Almada e o técnico Arthur Jorge. O Alvinegro desembarcou na capital carioca por volta das 5 horas (de Brasília).
No Morumbis, a partida terminou empatada em 1 a 1. Na decisão por pênaltis, Calleri desperdiçou para o São Paulo e Vitinho perdeu pelo lado do Botafogo. Nas alternadas, John defendeu a cobrança de Nestor e Matheus Martins colocou o Glorioso na semifinal da Libertadores.
“Vimos um Botafogo sendo fogo e conseguimos o que queríamos. Levamos a decisão para os pênaltis, tomamos um gol no final, o que foi uma pena. Tivemos oportunidade para fazer mais gols, fizemos um apenas, mas tivemos frieza, serenidade e competência para sermos superiores e estarmos novamente na semifinal, mais de 50 anos depois”, disse Arthur Jorge.
Agora, o Botafogo espera o vencedor do duelo entre Peñarol e Flamengo. Na partida de ida, no Maracanã, o time uruguaio venceu por 1 a 0. O segundo jogo acontece nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo. O Rubro-negro precisa vencer por dois de diferença para avançar.
“Fomos melhores do que o adversário nos dois jogos e, portanto, me parece extremamente merecido e justo aquilo que conseguimos hoje aqui, de superar esse adversário, que também é um adversário poderosíssimo, muito bom. Não falo daquilo que é a sua história, mas de hoje, do presente. É uma equipe muito competente e soubemos ser melhores do que eles. Isso é importante porque nos baliza naquilo que é uma expectativa futura”, acrescentou o treinador.
O Botafogo volta a campo neste sábado, às 21 horas, quando recebe o Grêmio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. Líder, o Glorioso tem 56 pontos, enquanto o Imortal ocupa a 14ª posição, com 31 tentos.