FOTO: JONATHAN SIGAL/ MLS
O Botafogo retomou as conversas para contratar o meia-atacante Thiago Almada junto ao Atlanta United, dos Estados Unidos. Essa é a segunda tentativa da diretoria alvinegra para sacramentar a transferência do argentino para o clube carioca.
A Agência RTI Esporte apurou que a negociação foi retomada na última semana por John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, que deseja ver Thiago Almada reforçando o Botafogo no segundo semestre de 2024.
Thiago Almada busca um projeto esportivo sólido nesse momento. Campeão do Mundo com a Argentina em 2022, ele gostaria de atuar por uma equipe que tenha aspirações na temporada. O atleta sabe que precisa estar competindo em alto nível para seguir no radar da seleção.
A princípio, o meio-campista preferia a manutenção nos Estados Unidos. Contudo, o clube não descarta negociá-lo caso surja uma oferta irrecusável. A ideia de Thiago Almada é utilizar a Major League Soccer (MLS) como ponte a fim de se transferir para a Europa.
Contudo, não houve proposta oficial parar atuar no Velho Continente. Recentemente, o argentino teve seu nome especulado numa possível transferência para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, atual campeão da Bundesliga.
Ainda segundo apurou a reportagem, a negociação está sendo conduzida por Christian Bragarnik, empresário do atleta, que tem grande entrada no futebol nos Estados Unidos. A expectativa é que o agente tenha uma resposta nos próximos dias.
Thiago Almada entrou na mira do Botafogo no início do ano, mas Tiago Nunes, ex-técnico alvinegro, não aprovou a contratação dele por entender que o mercado oferecia melhores opções para o setor de criação.
Logo após a demissão de Tiago Nunes, o Botafogo abriu conversas com o clube norte-americano. Em março, John Textor formalizou uma oferta de 20 milhões de euros (R$ 112 milhões, na cotação atual) para adquirir os direitos econômicos do argentino.
O Atlanta United, no entanto, recusou a oferta alvinegra que visava a compra de 80% do passe do atleta. A outra “fatia” permaneceria com a equipe da MLS. Thiago Almada, atualmente, é um dos melhores jogadores em atividade nos Estados Unidos.
Thiago Almada tem contrato com o Atlanta United até dezembro de 2025. Nesta temporada, por exemplo, o meia disputou 10 jogos, marcou três gols e deu duas assistências. Cria do Vélez Sarsfield, da Argentina, ele está no clube norte-americano desde 2022.