O atleta Caio Bonfim e sua treinadora, Gianetti Sena Bonfim, chegaram na Vila Olímpica nesta quinta-feira (25), para a disputa dos Jogos de Paris-2024. Eles foram os primeiros representantes do atletismo brasileiro a pousar na França, após um período de 21 dias de treinamento em Serra Nevada, na Espanha. Ao todo, a delegação do Brasil conta com 41 competidores na modalidade.
“A Vila é um mundo dentro de uma cidade. A gente chegou um pouco mais cedo do que a galera do atletismo, tivemos uma ótima recepção do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e já estamos convivendo com atletas de outras modalidades. A estrutura do Brasil é ótima, tem até uma casa brasileira – comi arroz e feijão, que delícia!”, disse Gianetti, mãe e treinadora de Caio.
Ela também explicou os motivos para realizar um treino na altitude antes de grandes competições. “Tem um lado científico de treinar na altitude e descer para o nível do mar e também a questão de fuso – Espanha e França têm o mesmo horário. Para o Brasil são cinco horas e o corpo sofre. E o clima também estava parecido”, disse a treinadora. “Vamos ficar por aqui, treinar. O Caio treinou num percurso que escolhemos nesse primeiro dia, aqui mesmo na Vila, mas vamos procurar um parque por perto, para não pegar trânsito. O descanso é tão importante quanto o treino”, completou.
Programação em Paris
A prova da marcha atlética 20km, que contará com a presença de Caio Bonfim na disputa masculina, abre o programa olímpico do atletismo no dia 1º de agosto, a partir das 2h30 (horário de Brasília). Matheus Corrêa também representará o Brasil entre os homens. No feminino, Érica Sena, Gabriela Muniz e Viviane Lyra competirão com as cores verde-amarela. Depois, no dia 7, Caio e Viviane brigarão pelo pódio no revezamento misto da modalidade.
O atletismo segue em disputa até 11 agosto, com duas sessões sendo realizadas nos períodos da manhã e tarde (do horário de Paris). Além de Caio Bonfim, um grupo maior de brasileiros está se preparando para os Jogos Olímpicos no Centro de Treinamento de Rio Maior, em Portugal. São eles: Ana Carolina Azevedo, Douglas Hernandes, Erik Cardoso, Felipe Bardi, Flávia Maria de Lima, Gabriel Garcia, Gabriela Muniz, Gabriele Sousa, Izabela da Silva, Jadson Lima, Lucas Carvalho, Lucas Vilar, Matheus Corrêa, Paulo André Camilo, Renan Gallina, Valdileia Martins, Vitória Rosa e Welington Morais.