Crédito: Reprodução/@canoagembrasileira, via Instagram)
A canoagem feminina brasileira teve um dia histórico nesta quarta (24). Valdenice Conceição venceu a prova C1 200m no pré-olímpico das Américas e garantiu o Brasil pela primeira vez na categoria nas Olimpíadas. Além de Valdenice, a delegração tupiniquim também tem mais três vagas na canoagem, todas no masculino.
A vitória da brasileira ocorreu no Pan-Americano de Canoagem Velocidade, competição que na prática é um ‘pré-olímpico’ do continente americano. Valdenice Conceição conseguiu um tempo de 47 segundos e 739 centésimos para ficar com a primeira colocação na categoria do torneio realizado em Saresota, na Flórida.
“Fala, galera. Aqui é Valdenice, da canoeagem. Conquistei a vaga olímpica agora no Pan-Americano de Sarasota. Agradeço pela torcida de todos e tamo junto família”, disse a canoísta brasileira em vídeo compartilhado no Instagram.
Com vaga inédita na canoagem feminina brasileira, modalidade tem mais três vagas nas Olimpíadas
Além do feito realizado por Valdenice nesta quarta (24), o Brasil garantiu presenção de outros três canoístas de velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris.
Isaquias Queiroz, atual campeão olímpico confirmou participação no C1 1000m pelo Mundial no ano passado, enquanto Jacky Godmann e Filipe Vinícius Vieira conquistaram a vaga para barco de duplas no C2 500m das Olimpíadas por meio do Pan-Americano de Sarasota na última terça (23).
A competição disputada na Flórida tem cada prova proporcionando duas vagas no grande evento esportivo deste ano, ressaltando que essas vagas são destinadas ao país. Assim, a delegação brasileira tem ao menos quatro atletas garantidos para a disputa de canoagem nas Olimpiadas.