foto: Flamengo
Bicampeão continental, o Flamengo está em busca do tricampeonato no basquete. Para conquistar o título, o Rubro-Negro enfrentará o Obras Sanitarias, time argentino, nas quartas de final da Champions League das Américas. A FIBA, entidade responsável pela competição, definiu as datas dos confrontos, que serão disputados em uma série ‘melhor de três’.
Os confrontos das quartas de final são:
– Halcones de Xalapa-MEX (1ª A) x Nacional-URU (2º B)
– Quimsa-ARG (1º B) x Real Estelí-NIC (2º A)
– Franca (1º D) x Hebraica Macabi-URU (2º C)
Após disputar duas partidas no Rio de Janeiro, duas no Uruguai e mais duas na Argentina, o Flamengo avançou sem grandes dificuldades no Grupo C. O Rubro-Negro terminou em primeiro lugar na chave, com cinco vitórias e apenas uma derrota. Por outro lado, Hebraica Macabi e Boca Juniors terminaram empatados, com dois triunfos e quatro derrotas cada. No entanto, os uruguaios levaram vantagem no saldo de pontos.
O São Paulo, outro time brasileiro no torneio, também foi eliminado pelo critério de desempate. No Grupo B, houve um empate triplo entre Quimsa, Nacional e São Paulo, que conquistaram três vitórias e sofreram três derrotas cada. No entanto, o clube paulista ficou atrás no saldo de pontos. Já Franca, o outro representante do Brasil, avançou com tranquilidade no Grupo D, com a mesma campanha do Flamengo.
Por ter terminado em primeiro lugar, o Flamengo terá o direito de decidir em casa, disputando dois jogos no Rio de Janeiro, se necessário. A primeira partida será realizada na Argentina, no dia 04 de março, e os outros jogos serão realizados no Brasil, nos dias 08 e 09 do mesmo mês. Assim, o vencedor do confronto entre Flamengo e Obras Sanitarias enfrentará o classificado do duelo entre Halcones e Nacional.
O Flamengo é bicampeão continental, ou seja, ganhou a ‘Libertadores do basquete’. Em 2014, o Mengão conquistou a extinta Liga das Américas ao vencer o Pinheiros na final. Em 2021, já com o nome de Champions League, o Orgulho da Nação ergueu o troféu diante do Real Estelí. É importante ressaltar que nas duas vezes, logo em seguida, o Flamengo disputou o Mundial e também conquistou o bicampeonato na competição mais importante do planeta.
Coluna do Fla