Foto: André Durão/ge
O Vasco protocolou, nesta sexta-feira, no TJD pedido de impugnação da partida contra o Fluminense. Segundo o clube, a solicitação tem como finalidade “anular os efeitos dos cartões aplicados” no jogo da última quarta-feira.
– Os erros de direito que vem sendo praticados de forma sistêmica pela arbitragem são graves, dão conta de um desconhecimento dos protocolos e regras do futebol por parte dos árbitros e contaminam a integridade dos resultados – diz a nota do Vasco.
O árbitro Bruno Mota Correia aplicou cinco cartões ao Vasco: o capitão Gary Medel foi expulso diretamente com o cartão vermelho, e João Victor, Zé Gabriel, Payet e Vegetti foram punidos com o amarelo. O zagueiro estava pendurado e, por isso, não enfrenta o Botafogo no domingo.
Após o empate sem gols com o Fluminense, o Vasco reclamou muito da arbitragem. Nesta sexta, o clube não enviou representantes à sede da Ferj para reunião que definiu o árbitro do clássico contra o Botafogo. A SAF havia solicitado arbitragem Fifa de fora do Rio de Janeiro, mas não teve o pedido atendido pela federação.
A impugnação de partidas determina prazo de dois dias após a entrada da súmula para que a reclamação seja entregue ao tribunal. Para que um jogo seja impugnado, é preciso que haja um erro de direito e que ele tenha sido “relevante o suficiente” para o resultado final.
Recebida a solicitação, a parte contrária tem dois dias para se pronunciar. Depois, o processo será encaminhado à procuradoria do TJD, que terá o mesmo prazo. O pedido de impugnação é limitado à modificação de resultado e anulação de partida.
Além dos cartões, o Vasco se sentiu prejudicado por não marcação de pênaltis e pela anulação de um gol, que se deu pela linha de impedimento do VAR. O clube alega que a imagem não é clara.
“O Vasco da Gama reitera seu compromisso de trabalhar em parceria com clubes e federações na melhoria da qualidade da arbitragem de forma perene e sustentável pelo bem do futebol e campeonato carioca.
No sentido de corrigir equívocos de forma transparente e justa, informa que protocolou no TJD pedido de impugnação da partida contra o Fluminense a fim, prioritariamente, de anular os efeitos dos cartões aplicados, em desacordo com as regras, que geraram consequências danosas ao clube.
Os erros de direito que vem sendo praticados de forma sistêmica pela arbitragem são graves, dão conta de um desconhecimento dos protocolos e regras do futebol por parte dos árbitros e contaminam a integridade dos resultados e o potencial do campeonato em si”.