Créditos: Buda Mendes/Getty Images)
O COB enviou solicitação à World Rowing para que os remadores Evaldo Becker e Piedro Xavier tenham vagas nas Olimpíadasde Paris. A dupla anunciou no meio de maio que não iriam disputar o torneio pré-olímpico para ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo informações de Demétrio Vecchioli, da coluna ‘Olhar Olímpico’ no portal UOL Esporte, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, enviou carta à Federação Internacional de Remo (World Rowing) destacando o espírito olímpico de Evaldo e Piedro ao decidirem ajudar no RS para pedir um convite à dupla.
“Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação”, aponta o documento enviado pelo COB à World Rowing.
“Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpics de Paris 2024”, finaliza a carta.
COB aponta última edição de Olímpiadas com categoria dos remadores que ajudaram vítimas no RS
No documento endereçado à World Rowing, o Comitê Olímpico do Brasil ainda relembra que os Jogos Olímpicos de Paris serão a última oportunidade de Evaldo e Piedro competirem em suas categorias.
A partir das Olimpíadas de Los Angeles 2028, não haverá mais competição de barcos leves, o que pode fazer a dupla migrar para barcos Skiff ou remo costeiro.
Conforme destaca Demétrio Vecchioi na coluna ‘Olhar Olímpico’, restam somente vagas de universalidade para o remo nas Olimpíadas de Paris.
Normalmente, elas são concedidas a países pequenos e apenas em provas individuais, a menos que a Federação Internacional de Remo conceda excepcioanis vagas extras aos remadores brasileiros.