Um início preocupante. Com uma vitória e quatro derrotas em cinco jogos, o Corinthians tem seu pior início de temporada neste século e igualou o desempenho do ano de 1999. O aproveitamento de apenas 20% deixa o Timão como lanterna do grupo C do Campeonato Paulista. São quatro derrotas consecutivas, sendo duas dentro de casa, na Neo Química Arena.
Os números negativos são os mesmos de 25 anos atrás. Em 1999, o Corinthians também perdeu quatro jogos e venceu um. A diferença é que nenhum jogo foi pelo estadual. As quatro derrotas foram no Torneio Rio-São Paulo: 6 a 1 para o Botafogo, 2 a 1 para o São Paulo, 2 a 0 e 3 a 0 para o Flamengo. O único triunfo foi o 1 a 0 sobre o Ubiratan-MS, pela Copa do Brasil. Foram 13 gols sofridos e três marcados.
Um indicativo que pode trazer conforto ao torcedor corintiano é que o Corinthians largou mal no ano de 1999, mas depois foi campeão do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro. O time ainda chegou nas quartas de final da Libertadores e da Mercosul.
Jogadores do Corinthians comemoram a conquista do Campeonato Brasileiro em 1999 — Foto: Redes sociais
Na atual temporada, o Corinthians marcou a mesma quantidade de gols de 1999 (três), mas sofreu menos gols: sete. Um ponto que chama a atenção deste time para a correção do técnico Mano Menezes é a deficiência na bola aérea defensiva.
Dos sete gols sofridos, seis nasceram a partir de jogadas aéreas: 86% dos gols que o Corinthians levou em 2024. O único gol que não surgiu de um lance pelo alto foi o último gol do atacante Jenison na derrota de 3 a 1 para o Novorizontino.
Além disso, cinco dos sete gols sofridos foram cara a cara com Cássio ou com o goleiro já superado. O que expõe a facilidade do adversário para infiltrar na defesa alvinegra.