Foto: Jarbas Chaves
Canoísta treinava na última quinta-feira quando desapareceu após forte ventania devido às chuvas, na Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Jovem foi localizado na manhã deste sábado
O corpo do atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, foi encontrado sem sinais vitais, na manhã deste sábado, após buscas que iniciaram desde a última quinta-feira. O jovem foi encontrado após ter desaparecido nas águas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 38 km de Teresina.
A informação foi confirmada pelo tenente Valter Pereira, do Corpo de Bombeiros do Piauí, que relatou que o corpo do adolescente estava na margem oposta à área em que as buscas estavam sendo realizadas.
– Quando chegamos na margem, um rapaz que estava ajudando desde o início nas buscas, disse que viu um corpo. Como trabalhamos também com consultas e informações, fomos imediatamente verificar e constatamos que era o do atleta – explicou o tenente Valter Pereira em entrevista ao g1.
A Prefeitura da cidade de José de Freitas, local onde ocorreu a situação, publicou nota de pesar após o falecimento de Lívio Santos. Veja nota completa abaixo.
– A Prefeitura de José de Freitas lamenta profundamente o falecimento do talentoso atleta Lívio Claudene Sales Santos, do projeto Iporanga Canoagem. Lívio era um jovem destaque em diversas competições nacionais, ocupando a sétima posição no ranking nacional de sua categoria e conquistando medalhas em várias competições. Sua representação do nosso estado e cidade em competições por todo o país será lembrada com orgulho. Nossos pensamentos e condolências estão com a família, amigos e colegas de equipe de Lívio neste momento difícil.
Após os procedimentos legais, o corpo de Lívio vai seguir para que o velório possa ser realizado. A cerimônia será na Igreja Nossa Senhora do Livramento que é a Igreja Matriz, localizada na praça central da cidade de José de Freitas, no Piauí.
Quando começaram as buscas?
Lívio participou de uma atividade de treinamento com mais cinco atletas. Raimundo Souza, Luis Neto, Pedro Henrique e Ariel Araújo também estavam nas águas da Barragem do Bezerro. O técnico Diego Viana estava presente.
Alunos alegaram que ondas foram criadas por conta dos ventos. A partir disso, os protocolos de busca foram iniciados pelo jovem, que está desaparecido desde às 17h30 da última quinta-feira.
No Projeto Iporanga, Lívio, de 15 anos, participa de competições na categoria cadete. Ano passado, ele participou da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e foi medalhista de bronze na primeira etapa, que ocorreu em Capitólio-MG, ao lado de outro canoísta, na categoria C2 500m e 200m cadete – o atleta é 7º colocado na categoria.
Ainda em 2023, Lívio também participou do Campeonato Brasileiro de Canoagem do ano passado, mas não ganhou medalha. O atleta é treinado pelo técnico Diego Viana, experiente e ex-atleta da seleção brasileira.