Foto: Fernando Teramatsu/AGIF
A eliminação precoce ainda na primeira fase do Campeonato Paulista pode ter um importante reflexo no calendário do Corinthians em 2025. A queda no estadual deixou o Timão sem vaga garantida na próxima edição da Copa do Brasil.
A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode acabar prejudicando o Timão em 2025. Em vez de usar o ranking da entidade como critério, agora as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.
A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente uma vaga no torneio, enquanto o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final completa a quinta vaga.
A sexta e última vaga na Copa do Brasil destinada a um clube paulista está em jogo na Copa Paulista, competição regional que é disputada no segundo semestre e foi criada para preencher o calendário dos times de São Paulo que não disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo.
O Corinthians tem a opção de disputar o torneio, mas ainda não se manifestou. A última participação do clube foi em 2019, utilizando a equipe sub-23.
Atualmente, apenas três cenários podem garantir o Corinthians na disputa da Copa do Brasil de 2025. Em todos eles o clube depende única e exclusivamente do seu próprio desempenho dentro de campo. Veja abaixo:
- Título da Copa do Brasil de 2024;
- Título da Copa Sul-Americana 2024;
- Classificar-se para a Libertadores 2025 via Brasileirão.
Ou seja, diante disso o Corinthians precisaria ser campeão de pelo menos um dos três campeonatos que ainda tem em disputa na sequência da temporada. No pior cenário, o clube teria de garantir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
O Campeonato Brasileiro tem início em abril com vagas no principal torneio sul-americano para os seis primeiros colocados. O número pode aumentar caso algum time conquista a Copa do Brasil, Conmebol Libertadores ou Copa Sul-Americana e fique entre os seis primeiros colocados. Neste cenário, novas vagas seriam abertas de acordo com a classificação.
Se Palmeiras, Bragantino e São Paulo garantirem vaga na Copa do Brasil via Paulistão, forem campeões da Libertadores ou Copa do Brasil e ficarem entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o Corinthians pode garantir a classificação para a Copa do Brasil com a abertura de mais vagas via competição nacional.
Tricampeão da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), o Corinthians soma 29 participações na competição, sendo vice-campeão quatro vezes (2001, 2008, 2018 e 2022).
Na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, o Corinthians enfrenta o São Bernardo em jogo único e eliminatório, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Em caso de empate no tempo normal, a definição do classificado será nos pênaltis.