Foto: Icon Sport
A seleção da Bélgica sofreu uma grave baixa em seu elenco para a disputa da Eurocopa. O goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, de 31 anos, foi cortado pelo técnico Domenico Tedesco e não estará entre os relacionados que vão disputar a principal competição de seleções da Europa.
O jogador perdeu a temporada por conta de uma lesão nos ligamentos do joelho, e voltou a se lesionar em março após romper o menisco do joelho direito. Apesar de estar próximo de voltar ao gol do time madrilenho, a situação médica do experiente atleta causou certa insegurança no treinador da seleção belga.
Preocupado com a situação de Courtois, Tedesco afirmou em entrevista divulgada pela BBC que não deseja contar com jogadores que não possam apresentar a totalidade de sua condição física. Sendo assim, optou pelo corte de Courtois, mesmo que o goleiro consiga retornar ao time do Real Madrid antes do fim da temporada.
— Sobre este tema (convocação de Courtois), tudo já foi dito. Não quero uma situação complicada. Estamos focados em jogadores que estão em boa forma — afirmou o treinador da Bélgica.
Courtois precisou realizar uma cirurgia em seu joelho em março, atrasando ainda mais o seu processo de recuperação, e chegou a afirmar em dezembro de 2023 que não teria condições de retornar para a disputa da Eurocopa. Apesar disso, Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, espera que o goleiro esteja em condições de defender o time madrilenho no confronto diante do Cádiz, no próximo sábado (4), às 11h15 (horário de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu.
Com 102 jogos disputados pela seleção da Bélgica, Courtois é um dos maiores nomes da talentosa geração que disputou as últimas três Copas do Mundo, e terminou na terceira colocação no Mundial da Rússia em 2018, ainda sob o comando de Roberto Martínez.
Goleiro da Bélgica viveu pesadelo nesta temporada por conta de lesão
O goleiro belga não disputou um jogo sequer pelo Real Madrid nesta temporada, já que antes do primeiro jogo oficial do time madrilenho, acabou rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passou por uma cirurgia. Afastado da equipe desde agosto de 2023, o jogador só retornou aos treinos há pouco mais de um mês.
Precisando de uma solução rápida para a ausência de Courtois, o Real Madrid foi ao mercado para buscar um goleiro para assumir o posto do belga. Sendo assim, Kepa Arrizabalaga, do Chelsea, foi contratado por empréstimo até o final da temporada, mas acabou perdendo espaço para Lunin. Assim como o belga, o goleiro espanhol sofreu com lesões e gradativamente viu seu posto ser assumido pelo consistente goleiro ucraniano.
A lesão de Courtois em agosto de 2023 fez o Real Madrid recorrer ao mercado de transferências. O contestado Kepa Arrizabalaga, do Chelsea, foi o escolhido da diretoria merengue. Emprestado até o final da temporada 2023/24, o goleiro espanhol de 29 anos teve um bom começo, mas não demorou muito a perder espaço.
Com atuações seguras e defesas importantes, o jovem de 25 anos caiu nas graças de Ancelotti e da torcida madridista. Nas oitavas de final da Champions, inclusive, foi o grande nome da classificação diante do RB Leipzig.