foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Fernando Seabra segue invicto no time profissional do Cruzeiro. Com o empate celeste por 1 a 1 contra o Fortaleza, no Castelão, nessa quarta-feira (17/4), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador chegou a 10 jogos sem saber o que é derrota no comando da equipe.
A primeira vez que Seabra teve a missão de comandar o Cruzeiro foi ainda como interino, já que estava à frente da equipe sub-20. Contudo, precisou ficar à beira da área técnica do time profissional após a demissão do português Pepa.
Seabra dirigiu a Raposa no empate por 0 a 0 com o Bragantino, em 3 de setembro de 2023. Os adversários se enfrentaram no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada da Série A.
No jogo seguinte, Seabra foi substituído por Zé Ricardo, escolhido como o sucessor de Pepa no clube. Contudo, não durou muito tempo no cargo e foi demitido na reta final do torneio. Dessa forma, a diretoria celeste apostou em uma ‘solução caseira’.
Nas derradeiras partidas, Seabra e o diretor Paulo Autuori se uniram para formar uma comissão técnica interina. A dupla conseguiu duas vitórias e quatro empates em seis rodadas, salvou o Cruzeiro do rebaixamento e ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana.
Retorno de Seabra
Após o término do Brasileirão, Seabra tinha a expectativa de ser efetivado no cargo de treinador do time principal, mas teve os planos frustrados. Ele retornou ao sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e viu o argentino Nicolás Larcamón ser anunciado.
Depois do vice-campeonato da Copinha, Seabra informou que deixaria o clube e assumiria o sub-23 do Bragantino. Por lá, ficou até o início de abril, quando aceitou o convite do Cruzeiro para substituir Larcamón.
Desde então, Fernando havia comandado a equipe celeste em dois compromissos e também não tinha perdido. A estreia como treinador foi no frustrante empate por 3 a 3 com o Alianza, no Mineirão, pela 2ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O Cruzeiro abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, mas sofreu apagou e cedeu o empate aos colombianos na etapa final.
A outra partida, porém, terminou com vitória. O Cruzeiro venceu o Botafogo por 3 a 2, de virada, no Gigante da Pampulha, pela estreia no Brasileiro deste ano.
Décimo jogo do treinador no time principal
O décimo jogo de Fernando Seabra à frente do Cruzeiro foi marcado por muitas emoções. Após quase abrir o placar no início da partida, os mineiros viram o Fortaleza levar a melhor no primeiro tempo. O volante Hércules acertou belo chute na entrada da área e mandou no canto direito de Anderson, que se esticou todo, mas não conseguiu evitar o gol.
No segundo tempo, mais emoções. O Cruzeiro perdeu o volante Lucas Romero por expulsão. ‘El Perro’ levou o segundo cartão amarelo após forte entrada por trás em Renato Kayzer e foi penalizado com o vermelho.
Em desvantagem no placar e com um jogador a menos em campo, Seabra arriscou e lançou o time ao ataque em busca do empate. E conseguiu. O Cruzeiro igualou o duelo aos 43′ da segunda etapa, quando Mateus Vital aproveitou o passe de Robert e mandou no canto direito de João Ricardo.
Além de deixar a Raposa na quinta posição da Série A com quatro pontos, o resultado com ‘sabor’ de vitória manteve a invencibilidade de Fernando Seabra no time principal.
Jogos de Fernando Seabra à frente do Cruzeiro
- Cruzeiro 0 x 0 Bragantino – Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro de 2023
- Fortaleza 0 x 1 Cruzeiro – Castelão, pela 30ª rodada do Brasileiro de 2023
- Cruzeiro 2 x 2 Vasco – Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileiro de 2023
- Goiás 0 x 1 Cruzeiro – Serrinha, pela 35ª rodada do Brasileiro de 2023
- Cruzeiro 1 x 1 Athletico-PR – Mineirão, pela 36ª rodada do Brasileiro de 2023
- Botafogo 0 x 0 Cruzeiro – Engenhão, pela 37ª rodada do Brasileiro de 2023
- Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras – Mineirão, pela 38ª rodada do Brasileiro de 2023
- Cruzeiro 3 x 3 Alianza (COL) – Mineirão, pela 2ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana de 2024
- Cruzeiro 3 x 2 Botafogo – Mineirão, pela 1ª rodada do Brasileiro de 2024
- Fortaleza 1 x 1 Cruzeiro – Castelão, pela 2ª rodada do Brasileiro de 2024
No Ataque.