Connect with us

Destaque

De olho nas Olimpíadas, veja as vagas que o Brasil ainda pode garantir

Spread the love

Créditos: Divulgação Olimpíadas de 2024) 

Os atletas que irão representar o Brasil se preparam há anos para conseguir disputar um dos eventos mais sonhados por um atleta. Ainda há vagas em algumas modalidades e também exite a possibilidade de entrarem através de cotas, como torneios pré-Olímpicos, índice e ranking mundial.

É importante destacar que os atletas garantem sua patricipação nas Olimpíadas de diversas formas. Uma das opções é através de comitês que selecionam aqueles esportistas que representarão a sua delegação em Paris 2024. Portanto, cada caso conta com uma situação específica.

Atletismo

O esporte já definiu a maioria dos seus atletas que representarão o Brasil. Porém, há um fechamento de ranking em 30 de junho antes de a lista ser oficialmente divulgada. O país está garantido na maratona masculina e marcha atlética. Entretanto, há provas que ainda não definem os seus representantes.

Basquete

A seleção masculina tem apenas uma chance de se garantir na competição. O Brasil precisará vencer o Pré-Olímpico na Letônia de 2 a 7 de julho. Quem vencer o torneio estará nas Olimpíadas e a chance é disputada entre Camarões, Montenegro, Letônia, Geórgia e Filipinas. Por outro lado, a seleção feminina não tem mais chances de classificação.

Breaking

Leony ainda tem uma chance de se garantir nas Olimpíadas. O atleta compete na etapa de Budapeste nos Olympic Qualifier Series que acontecerão entre 20 e 23 de junho.

Canoagem

Atualmente o Brasil já tem vagas garantidas em canoagem velocidade, canoa e caiaque do slalom. Porém, há chances de garantir atletas no caiaque cross durante o Pré-Olímpica da Tchéquia de 7 a 9 de junho.

Ciclismo

O Brasil terá representantes nas Olimpíadas no mountain bike, estrada e BMX racing, mas pode garantir mais um espaço na vaga no masculino com Gustavo “Bala Loka”, o atleta disputará vaga no masculino do BMX freestyle.

Judô

A data de definição da Federação Internacional de Judô encerra em 25 de junho. A entidade definirá as cotas em 14 categorias, sendo que já existe uma primeira convocação para os pesos em que o Brasil tem ranking para participar nas Olimpíadas.

Natação

A World Aquatics define os índices em 23 de junho para participar das Olimpíadas. Porém, o Brasil já realizou a sua própria seleção e nomeou a sua equipe para o evento.

Pentatlo Moderno

Restam apenas três vagas para mulheres e homens no esporte. Os nomes dos esportistas que irão às Olimpíadas se definirão no Campeonato Mundial de Zhengzhou, na China Os eventos devem acontecer em 10 a 16 de junho. O Brasil teve a boa notícia da vaga por cota para Isabela Abreu após resultados no Pan-Americano.

Rugby Sevens

A seleção masculina ainda não está definida nos Jogos Olímpicos. Para conseguir a oportunidade, precisará vencer o torneio em Mônaco que acontece entre 21 e 23 de junho. O vencedor do Pré-Olímpico ganha a oportunidade, mas os rivais são complicados incluindo Chile, Reino Unido, Espanha, Canadá, México, África do Sul, Uganda, Papua Nova Guiné, Tonga, Hong Kong, China e República Popular da China. Por outro lado, a seleção feminina já conseguiu a classificação por cota.

Skate

As 12 vagas disponíveis, sendo 3 após resultados de prova para o Brasil, serão definidas na etapa final do Olympic Qualifier Series em Budapeste. A competição será disputada entre os dias 20 a 23 de junho.

Tiro esportivo

O esporte ainda conta com vagas em jogo, mas devem ser anunciadas até 9 de junho. O dia marca o encerramento do ranking. O Brasil está garantido nas Olimpíadas na pistola de ar 10m masculina, no skeet feminino e na carabina de 3 posições no feminino.

Tiro com arco 

Atualmente, o Brasil conta com uma cota masculina e uma feminina para a disputa das Olimpíadas. Porém, ainda há oportunidade de classificação por equipes no Torneio Final de Qualificação, o evento acontece entre 15 e 16 de junho.

Tênis

Conforme estabelecido, o ranking mundial de 12 de junho de 2024 distribuirá vagas aos 56, mais bem colocados no feminino e masculino, para torneios individuais, sendo que há limite de quatro por país. Nas duplas, há 32 vagas para as equipes mais bem classificadas, sendo dez para os 10 primeiros do ranking em duplas, que poderão selecionar seus próprios parceiros. Logo, Bia Haddad já tem vaga garantida por conta do ranking da WTA e Laura Pigossi através dos Jogos Pan-Americanos.

Vôlei

A definição oficial será feita por ranking mundial. A data de corte para participar nas Olimpíadas é em 10 de junho e terá máximo de duas duplas por país por gênero.

Mais sobre Destaque