Dedéconsidera que a torcida do Vascoé única no futebol brasileiro. Ganhando status de ‘Mito’ no Cruz-Maltino, o antigo dono da camisa 26 do time carioca viveu uma experiência marcante na carreira. Isso porque no último período vitorioso do clube, o apoio se estendia para muito além de São Januário, algo visto na final da Copa do Brasil de 2011.
“Para todo mundo que está em minha volta, eu sempre falo que não existe torcida igual a do Vasco. Em 2011, a gente foi jogar a final (da Copa do Brasil), o que a torcida fez pra gente… falar que iriam escoltar a gente, proteger para os caras não soltarem fogos. A torcida do Vasco estava em volta e sem dormir.”, disse Dedé, ao Futbolaço Podcast.
Fora do futebol, Dedé não tem dúvidas que o sentimento dos vascaínos segue intacto. Mesmo com dificuldades em campo e sem títulos, o ex-zagueiro enxerga um comportamento extraordinário para demonstrar o amor pelo time.
“Eu nunca vi essa relação. Desses três anos que passou… eu estou falando do que eu observei, sem estar dentro do futebol. Eu nunca vi uma torcida fazer o que a torcida do Vasco tem feito.”, prosseguiu.
Durante o auge no Vasco, Dedé viveu, fora de campo, duas situações marcantes. Marcando presença na lista do programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, do SBT, o ex-zagueiro, através do voto dos torcedores, também venceu o prêmio Craque da Galera de 2011.
“Outra situação: 63º (maior brasileiro de todos os tempos). Milhões de pessoas votaram para que eu estivesse entre os 100. Nem eu me considero ídolo. Eu sou muito pé no chão. Eu gosto de enxergas as pessoas como eu. Não gosto de ter privilégio de nada, nunca passei na frente dos outros.”
“Estava disputando o Craque da Galera e eu ganhei dos caras consolidados que tinham jogado Copa. Isso foi a torcida do Vasco. A torcida do Vasco é só para quem vive dentro do clube. Esse reconhecimento é uma loucura. Sempre lotando estádio e fazendo aquele alvoroço.”, contou.
Campanha para Dedé ganhar chance na seleção brasileira
No momento em que explodia na carreira, Dedé foi alvo de uma campanha dos torcedores do Vasco. Enquanto o desempenho em campo só melhorava, Mano Menezes recebeu uma série de pedidos para o ‘Mito’ receber uma oportunidade na seleção brasileira, momento que é extremamente valorizado pela proporção gigantesca do esforço coletivo.
“Para mim, individualmente, a torcida do Vasco me levou para a seleção brasileira. O Mano Menezes deu entrevista, não sou eu que estou falando para puxar saco, é a realidade. A torcida do Vasco me levou para a seleção em um momento que estava crescendo e começando a me consolidar. Eles perturbaram o Mano Menezes. Me fala isso se aconteceu na história do futebol.”, exaltou.