Getty Images
“Na minha opinião, neste nível, quando joga desta maneira, com esta atitude, é o melhor jogador do mundo.”
O pesado elogio feito pelo técnico Carlo Ancelotti depois da atuação de gala de Vinícius Júnior no confronto direto pela liderança do Campeonato Espanhol, contra o Girona, sábado, mostra bem como o Real Madrid deposita sua confiança no atacante brasileiro também para a reta final da Liga dos Campeões da Europa.
O ex-Flamengo chega para a partida contra o Red Bull Leipzig, hoje, na Alemanha, que abre as oitavas de final da Champions, como o cara em quem os maiores vencedores da história do torneio apostam suas melhores fichas.
Depois de ser ofuscado pelo recém-chegado Jude Bellingham no começo da temporada, Vini cresceu de rendimento nas últimas semanas e voltou a ser tratado como o protagonista da equipe espanhola.
O brasileiro marcou seis gols e distribuiu três assistências nas últimas seis partidas em que foi escalado. Na goleada por 4 a 0 sobre o Girona, teve participação direta em três das quatro jogadas que decidiram a partida.
O show contra o vice-líder da La Liga redeu a Vini Jr. uma nota 9,2 na avaliação feita pelos algoritmos do “Sofascore” (plataforma que mede o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que ele produz em campo), a segunda mais alta da temporada para ele.
Considerando todas as competições de 2023/24, o brasileiro soma 19 participações decisivas em gols em 21 jogos disputados. Sua média nesse quesito, que engloba finalizações que balançaram as redes e passes para companheiros marcarem, é bem semelhante à de Bellingham: 0,91 por partida, contra 0,96 do inglês.
O outro jogo do dia
Atual campeão europeu, o Manchester City desembarca na Dinamarca para enfrentar o Copenhague vivendo o seu melhor momento na temporada e dando impressão que, assim como aconteceu em 2022/23, já iniciou a arrancada para colecionar mais alguns troféus.
A equipe de Pep Guardiola não perdeu desde o comecinho de dezembro e conquistou 12 vitórias nos seus 13 últimos compromissos oficiais. Para completar, já é o time com menos pontos perdidos no Campeonato Inglês.
Pensando exclusivamente em Champions, o City defende uma invencibilidade de 19 partidas. A última vez que saiu de campo derrotado foi em sua eliminação nas semifinais de 2021/22, para o Real Madrid (3 a 1). Nesta temporada, os ingleses venceram todos os seis jogos que disputaram e fizeram a melhor campanha da fase de grupos.
Oitavas de final (jogos de ida)
Hoje, às 17h – Copenhague x Manchester City, na Dinamarca
Hoje, às 17h – RB Leipzig x Real Madrid, na Alemanha
Amanhã, às 17h – Paris Saint-Germain x Real Sociedad, na França
Amanhã, às 17h – Lazio x Bayern de Munique, na Itália
20/02, às 17h – PSV Eindhoven x Borussia Dortmund, na Holanda
20/02, às 17h – Inter de Milão x Atlético de Madri, na Itália
21/02, às 17h – Porto x Arsenal, em Portugal
21/02, às 17h – Napoli x Barcelona, na Itália