Foto: Maximilian Haupt/picture alliance via Getty Images
Número 1 do mundo lamenta saída de Nadal de Indian Wells e fala sobre fim do “Big Three”
Eternos rivais nas quadras, o número 1 do mundo, Novak Djokovic, comentou a desistência de seu companheiro de “Big Three”, Rafael Nadal, em entrevista coletiva, em Indian Wells, nesta sexta-feira. O sérvio lamentou a segunda retirada seguida do espanhol no circuito, depois de ficar de fora do Australian Open, em janeiro, e definiu o momento como o fim de uma era.
Ainda sem ter estreado na competição do deserto californiano, Djokovic comentou a ausência de Nadal no torneio durante coletiva. O atleta espanhol anunciou a desistência do primeiro Masters 1000 do ano na última quinta-feira, pouco antes da primeira partida contra o canadense Milos Raonic.
– É triste para o torneio que Rafa tenha precisado se retirar, é triste para ele. Eu viajei com ele para a América. Isso não estava nos planos. Foi muito bom vê-lo e também a sua família – comentou.
Rafael Nadal em Brisbane — Foto: Chris Hyde/Getty Images
Amigos fora das quadras, os dois astros se encontraram no vôo de ida para os Estados Unidos, em fevereiro, e postaram fotos em suas redes sociais.
– Sei que ele chegou mais cedo porque realmente queria se ajustar ao fuso, treinar o máximo possível, estar pronto para jogar. É por isso que antecipou sua vinda. Ele deu o melhor de si, mas não era para ser – lamentou o sérvio.
O chamado “Big Three”, trio dos maiores vencedores de Grand Slams da última década, sofreu seu primeiro desfalque na Laver Cup de 2022, quando o suíço Roger Federer encerrou sua carreira. No ano seguinte, Rafael Nadal precisou se retirar do Australian Open, ao sofrer uma lesão no quadril, e ficou fora do circuito pelo resto da temporada. Nadal fez seu retorno em janeiro de 2024 no ATP 250 de Brisbane, e sofreu uma nova lesão em jogo. Pouco depois, precisou se retirar também do Aberto da Austrália. Desde então, apenas Djokovic mantinha sua hegemonia no ranking mundial e nos torneios. O atleta também comentou essa mudança, mas reforçou a importância de celebrar os feitos do trio.
– Esses momentos vão chegar para todos nós. Você sabe quando eles realmente chegam e entende que é isso aí. Roger terminou sua carreira, Rafa e eu provavelmente não jogaremos muito mais. É tipo o fim de um era. É triste, mas ao mesmo tempo, acho que foram tanto momentos maravilhosos, partidas e marcos importantes que podemos celebrar enquanto grupo e como atletas – disse Novak.
O sérvio entra em quadra no próximo sábado em Indian Wells e vai enfrentar o australiano Aleksander Vukic em sua partida de estreia na competição.