MI News/NurPhoto via Getty Images
Em entrevista exclusiva à ESPN, o goleiro Ederson revelou o grande “segredo” do Manchester City, time que segue sua busca pelo tetracampeonato seguido da Premier League nesta terça-feira (14), contra o Tottenham, às 16h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+.
De acordo com o arqueiro, que já possui cinco troféus do Campeonato Inglês em seu armário pessoal, os Citizens na verdade têm vários “segredos”, que vão desde o ótimo ambiente no vestiário até a mentalidade de nunca desistir antes que as chances estejam esgotadas.
Na opinião do brasileiro, foi justamente a força mental que permitiu ao clube celeste reagir após um início irregular na Premier League, chegando agora à reta final disputando a taça ponto-a-ponto com o Arsenal.
“A principal dificuldade é se manter no topo. Claro que sempre vão ter altos e baixos no meio da temporada, no começo tivemos alguns baixos, mas se manter em cima requer muita dedicação, muito trabalho, mentalidade boa que a equipe tem, união e amizade dentro do vestiário. Isso motiva muito, faz com que o grupo fique mais leve e tenha uma mentalidade vencedora. O principal fator é que passamos as coisas do vestiário para o campo”, explicou.
“Além de (o plantel atual) ser um grupo jovem, tem dois ou três jogadores mais experientes, isso traz um pouco mais de balanço. Mas, dentro do vestiário, todos nós brincamos. Isso torna nosso dia-a-dia mais leve. Na hora de treinar e jogar, é tudo sério, mas no vestiário é tudo brincadeira”, revelou.
“É exatamente isso, o que estamos vivendo novamente. Já vivemos em duas ocasiões anteriores (de luta pelo título ponto-a-ponto) contra o Liverpool, esse ano não é diferente. Temos que ganhar os dois que faltam para sermos campeões, e aí entra o fator principal da mentalidade que se criou nesse grupo. É um grupo acostumado a viver esses momentos e temos total capacidade de conseguir fazer novamente”, argumentou.
De acordo com Ederson, todo o elenco do City está focado e determinado a conquistar a 4ª Premier League seguida, o que seria algo único na história do torneio.
“Todos aqui sabem a importância da reta final. Não precisa de muitas palavras, porque todos são conscientes de quanto é importante esse momento. Podemos ser a primeira equipe a ganhar quatro Premier Leagues consecutivas. Não precisa de muitas palavras em momentos assim. Você viver esses momentos já basta”, ressaltou.
“É inadmissível”
Também na conversa com a ESPN, Ederson se mostrou indignado com o fato do meio-campista Rodri, um dos grandes destaques do Manchester City nas últimas temporadas, não ter aparecido na lista de indicados ao prêmio de melhor jogador da temporada 2023/24 da Premier League.
Na opinião do brasileiro, é “inadmissível” que o espanhol não seja sequer considerado na premiação, já que ele vem atuando em alto nível há muito tempo.
“Eu vejo o Rodri como um grande candidato que não está na lista (dos favoritos aos principais prêmios). Não entendo o porquê… É inadmissível!”, apontou.
“Se olhar o ano dele, a campanha, as últimas temporadas… E ele não estar na lista. É algo absurdo, não sei qual o critério que eles usam para indicar jogadores”, reclamou.
“Tem grandes nomes concorrendo, mas o Rodri é um grande candidato a vencedor e infelizmente não está na lista”, complementou.
Como Rodri não poderá ganhar, Ederson inclusive tem um “favorito” para torcer: o meia-atacante Phil Foden.
“Vou torcer para o Phil ganhar. Ele tem nos ajudado muito, tem feito gols e assistências”, justificou.
Os outros indicados são:
- Erling Haaland (Manchester City)
- Alexander Isak (Newcastle)
- Martin Ødegaard (Arsenal)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Declan Rice (Arsenal)
- Virgil van Dijk (Liverpool)
- Ollie Watkins (Aston Villa)
Onde assistir a Tottenham x Manchester City, pela Premier League?
Tottenham x Manchester City, nesta terça-feira (14), às 16h (de Brasília), pela Premier League, tem transmissão AO VIVO pela ESPN no Star+.