Connect with us

F1

Em 2025, São Paulo e cinco outros GPs da F1 incluirão corridas sprint; veja

Spread the love

Divulgação

Queridinho das corridas sprint na F1, o GP de São Paulo voltará a receber o formato na temporada 2025 da categoria, entre os dias 7 e 9 de novembro. Além da etapa brasileira, outras cinco sedes da prova curta foram confirmadas: China, Miami, Bélgica, Estados Unidos e Catar.

A temporada 2025 da F1 começa com o GP da Austrália em 16 de março do próximo ano, e com 24 etapas, está prevista para terminar em dezembro com o GP de Abu Dhabi.

As corridas sprint foram as mudanças mais importantes recentemente implementadas em um fim de semana da F1. Nos GPs em que são promovidas há apenas um treino livre, realizado na sexta-feira, que sucede a classificação para definir o grid de largada da prova curta. No sábado, a corrida sprint é realizada antecedendo a classificação que decide o pole position de domingo.

Calendário das corridas sprint da F1 2025

EtapaCircuitoData
GP da ChinaCircuito de Xangai22 de março
GP de MiamiCircuito Internacional de Miami Gardens3 de maio
GP da BélgicaCircuito de Spa-Francorchamps26 de julho
GP dos Estados UnidosCircuito das Américas18 de outubro
GP de São PauloAutódromo de Interlagos8 de novembro
GP do CatarCircuito de Lusail29 de novembro

Nela, os oito primeiros colocados recebem de um a oito pontos extras para o campeonato de pilotos. Essa é uma corrida mais curta; o número de voltas equivale à distância percorrida de 100 km do circuito.

O limite de prova é de uma hora: caso a duração da sprint ultrapasse esse número, a bandeira quadriculada será agitada ao fim da volta que sucedeu o giro no qual o prazo de 60 minutos expirou.

A última edição da corrida sprint no Brasil teve o tricampeão Max Verstappen como vencedor, desbancando o pole position Lando Norris. É o piloto da RBR quem detém os maiores recordes desde que o formato foi estabelecido na categoria, em 2021; dez vitórias em 15 edições, oito poles e 14 pódios.

Embora seja questionado por parte do público e alguns pilotos – como o próprio Verstappen -, a sprint tem uma recepção mais positiva no público brasileiro quando se trata da edição em Interlagos.

GE

Mais sobre F1