Connect with us

Champions

Em voo solo, Mbappé tenta levar o PSG a mais uma final de Champions

Spread the love

Sem Neymar e Messi, atacante inicia confronto contra o Borussia Dortmund como artilheiro da Liga dos Campeões e de toda a Europa, em provável despedida do Paris Saint-Germain

Mbappé começou a temporada 2023/24 sob enorme pressão. Era o início de uma nova era, sem Messi e Neymar no time. O conflito declarado com a diretoria pela renovação de contrato só piorava o cenário. Mas o atacante tem correspondido — vive a temporada mais goleadora da carreira. E começa nesta quarta-feira a última etapa para tentar colocar o Paris Saint-Germain em mais uma final de Champions League.

Mbappé tem 43 gols em 44 jogos nesta temporada pelo PSG. É a sua temporada mais goleadora na carreira. Ele é disparado o artilheiro do Campeonato Francês, com 26 gols, e lidera nesse quesito também na Champions (ao lado de Harry Kane), com oito. Aliás, os dois dividem a artilharia geral da Europa, somando todas as competições: 43 gols. 

A profusão de gols em 2023/24 não diminuiu depois que ele comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que não continuaria no clube, em fevereiro. Desde aquele dia, foram 12 gols em 14 jogos. Antes disso, foram 31 gols em 30 partidas.Apesar de ele passado a ficar menos tempo em campo (13 minutos em média), não deixou de entregar. 

Marcou na fase de grupos da Liga dos Campeões, nas oitavas de final contra a Real Sociedad e nas quartas de final contra o Barcelona. Oito é o máximo de gols que já fez em uma única edição do torneio, em 2020/21, quando o PSG foi eliminado pelo Manchester City na semifinal.

Tal desempenho até agora tem colocado Mbappé como um dos favoritos — se não o maior — aos prêmios de melhor jogador do mundo na temporada. No The Best da Fifa, seu melhor resultado foi o segundo lugar em 2022. Na Bola de Ouro da revista France Football, terceiro em 2023. 

E o Paris Saint-Germain nunca foi tão “dependente” de seus gols como agora. Ele marcou 43 dos 117 gols do time francês em 2023/24, o equivalente a 36,75%. Na Champions, esse percentual sobe para 42%. 

A primeira e última vez que o PSG chegou na decisão da Liga dos Campeões foi em 2019/20. Mbappé já era uma estrela do futebol mundial, mas com status de coadjuvante de luxo de Neymar. Agora é o protagonista, e, quase certo, de saída. 

— Mbappé é um dos melhores do mundo, e é óbvio que estamos nos preparando (para enfrentá-lo). Idealmente, nós temos que fazer marcação dobrada nele, defender com todo mundo junto — disse o meio-campista Emre Can, do Borussia Dortmund, acompanhado pelo técnico Edin Terzic. 

— Não é fácil parar o PSG. Todo mundo tenta parar o Mbappé, mas isso não funciona sempre. Temos que nos preparar para tudo. Mas temos que não pensar demais e confiar na nossa força — disse o treinador. 

Sem Messi ou Neymar, Mbappé conduziu o Paris Saint-Germain longe na Champions League — Foto: AFP

Sem Messi ou Neymar, Mbappé conduziu o Paris Saint-Germain longe na Champions League — Foto: AFP

Mais sobre Champions