(Foto: McLaren)
Gabriel Bortoleto não está totalmente descartado dos planos da Sauber Audi para a temporada 2025 da Fórmula 1. De acordo com a edição de domingo (22) do jornal suíço Blick, a ideia é contratar junto com Valtteri Bottas “um piloto mais jovem” para ser reserva e também atuar no desenvolvimento.
O texto é assinado pelo jornalista Roger Benoit, que noticiou a escolha da base em Hinwil em permanecer com Bottas por mais um ano — informação confirmada também pelo site neerlandês RacingNews365. A publicação fala que a Audi quer desenvolver um jovem para assumir o assento em 2026.
Segundo o Blick, a equipe busca um piloto “pelo menos 15 anos mais novo que Nico Hülkenberg (37) e Bottas (35)”. O curioso é que a Sauber possui uma academia, mas não parece disposta a considerar Théo Pourchaire, atual campeão da F2, ou Zane Maloney.
A Williams, por sua vez, gostaria de emprestar Franco Colapinto, porém o chefe, James Vowles confirmou ao periódico suíço que “o interesse da Audi é muito pequeno”. Isso significa que Bortoleto continua favorito para tal vaga.
Quanto à McLaren, detentora do passe, não haverá objeções, pelo contrário: segundo soube o GRANDE PRÊMIO, a equipe ainda quer liberar Bortoleto por dois anos, mas já está inclinada a aceitar os quatro pedidos pela Audi mediante compensações financeiras.
A decisão por Bottas para o assento titular em 2025 casa com o dilema exposto pelo representante do time, Alessandro Alunni Bravi, ao declarar que a opção estava “entre a experiência a curto prazo e o jovem talento a médio e longo prazo”. Embora não tenha citado nomes, é sabido que Gabriel Bortoleto representava a segunda alternativa.
O brasileiro liderou a lista de candidatos, sobretudo, após a excelente performance na rodada da Itália da Fórmula 2, na qual venceu a corrida principal depois de largar em último. Mattia Binotto, novo líder do projeto da Audi na F1, até foi visto conversando com Gabriel em Monza.
Só que a negociação entre Sauber Audi e Bortoleto esbarrou inicialmente na duração de contrato. Conforme apurado pelo GRANDE PRÊMIO, a McLaren liberou-o para negociar, aceitando empréstimo por duas temporadas, já que quer ter o pupilo disponível após 2026. Mas a cúpula alemã havia pedido quatro na ocasião.
Em situação semelhante também se viu Colapinto, que surgiu como candidato depois da sólida estreia ao substituir Logan Sargeant na Williams, soube o GP. Vowles falou abertamente sobre tentar encaixá-lo na vaga restante em 2025, porém, entende-se que o time de Grove aceitaria os mesmos dois anos de Bortoleto.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.