Connect with us

Destaque

EUA terminam em primeiro no quadro de medalhas de Paris, e Brasil piora em relação a Tóquio

Spread the love

Os Jogos Olímpicos de Paris chegaram ao fim neste domingo. No quadro geral de medalhas, os EUA terminaram em primeiro na classificação, com 40 ouros, mesmo número que a China, mas os americanos levaram vantagem nas prata e nos bronze. Já o Brasil teve um desempenho abaixo da última Olimpíadas e encerrou na 20ª posição, com três ouros, oito colocações abaixo do que em Tóquio (12º).

A classificação do quadro de medalhas considera primeiro o número de ouros. Em caso de empate, as pratas e os bronzes definem a colocação.

No total, os EUA conquistou 126 medalhas, sendo 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes. Logo atrás, aparece a China com 40 ouros, 27 pratas e 24 bronzes, totalizando 91 medalhas. A corrida pela primeira posição foi de grande disputa até o fim. Neste domingo, os EUA jogaram contra a França pelo basquete feminino, na Arena Bercy, venceram por 67 a 66 e garantiram seu último ouro. O duelo foi decisivo para o país empatar com a China e terminar na liderança.

Ambos os países tiveram desempenho superior em relação à última edição. Em Tóquio, os americanos levaram 39 ouros e 113 medalhas. Já os asiáticos encerraram 89 vezes no pódio, sendo 38 no topo.

Por outro lado, o Brasil apresentou um nível abaixo do que em 2021. O número total de medalhas é parecido, com 20 em Paris, apenas uma a menos que em Tóquio. Porém, a quantidade de ouros diminuiu bastante, passando de sete para três.

As modalidades que mais trouxeram medalhas para o país sul-americano foram judô e ginástica artística, com quatro cada. Outros esportes aparecem com duas medalhas: atletismo, skate e surfe. Por fim, boxe, canoagem velocidade, futebol, taekwondo, vôlei e vôlei de praia completam o quadro brasileiro, com uma medalha cada.

Os três ouros do Brasil vieram de judô, ginástica artística e vôlei de praia. Todos eles foram conquistados por mulheres. A judoca Beatriz Souza subiu ao ponto mais alto do pódio ao vencer na categoria +78 kg. Rebeca Andrade superou Simone Biles no solo de ginástica e também garantiu o ouro. Ela ainda se tornou nestes Jogos a maior medalhista da história do país, com seis medalhas no total. Na última sexta, Ana Patrícia e Duda levaram o terceiro ouro ao serem campeãs do vôlei de praia.

Um dos países que aparecem à frente do Brasil é o Quênia, na 17ª posição. Um fato interessante é que todos as 11 medalhas conquistadas pelo país vieram do atletismo, sendo quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes.

País-sede nesta edição, a França encerrou em quinto, com 16 ouros. O desempenho em Paris foi superior em relação a Tóquio. No geral, o país europeu subiu ao lugar mais alto do pódio seis vezes a mais e quase dobrou o número de medalhas (64 a 33).

Já o Japão teve uma leve queda neste ano, mas permaneceu na terceira posição. Em 2021, quando sediou as Olimpíadas, garantiu 27 ouros e 58 medalhas ao todo. Neste ano, ficou com 20 ouros e 45 medalhas.

Confira o top 20 completo do quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris:

  1. EUA
  2. China
  3. Japão
  4. Austrália
  5. França
  6. Holanda
  7. Grã-Bretanha
  8. Coreia do Sul
  9. Itália
  10. Alemanha
  11. Nova Zelândia
  12. Canadá
  13. Uzbequistão
  14. Hungria
  15. Espanha
  16. Suécia
  17. Quênia
  18. Noruega
  19. Irlanda
  20. Brasil

Mais sobre Destaque