Créditos: Omar Vega/Getty Images)
Vinícius Júnior terminou a temporada pelo Real Madrid como o grande favorito ao prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do mundo no ano. No entanto, o atacante tem a desvantagem de 2024 ser ano de Eurocopa, torneio que reúne as principais seleções da Europa e pode modificar o cenário da disputa.
Assim, há chances de a Eurocopa fazer com que Vinícius Júnior tenha concorrência mais acirrada por parte de Mbappé, Harry Kane, Phil Foden, Tony Kroos e Bellingham, essas dois últimos seus companheiros no Real Madrid.
A ameaça a Vinícius Júnior não seria injustificada, já que a última edição ajudou a impulsionar candaditos ao Bola de Ouro daquele ano. Em 2021, a Eurocopa terminou com Jorginho na terceira colocação, após título do Chelsea na Champions League e conquista da Itália no torneio de seleções.
Harry Kane, Bellingham e mais concorrentes que podem se aproximar de Vinícius Júnior na disputa do Bola de Ouro com a Eurocopa
Uma eventual conquista do torneio de seleções seria um grande acréscimo a algumas candidaturas na briga com o brasileiro pelo prêmio de melhor do mundo. Apenas na seleção da Inglaterra, são três candidatos: Phil Foden, Harry Kane e Jude Bellingham.
O meio-atacante do Manchester City foi o grande destaque da equipe de Guardiola na temporada, que terminou com a conquista da Premier League. Na temporada, Foden somou 53 jogos, 27 gols e 13 assistências. Então, um destaque na Eurocopa pode impulsar o nome do inglês para o Bola de Ouro.
No caso de Harry Kane, o desempenho coletivo não pesa a favor do centroavante. Isso porque o Bayern de Munique terminou a temporada sem títulos e decepcionou. No entanto, Kane somou 44 gols em 45 jogos pelos bávaros, além de servir com 12 assistências. Um título da Eurocopa seria determinante para fortalecer o centroavante.
O English Team na Eurocopa ainda tem uma das maiores ameaças ao favoritismo de Vinícius Júnior na disputa do Bola de Ouro.
Jude Bellingham, uma das estrelas da seleção inglesa também é companheiro de Real Madrid, então compartilha das mesmas conquistas coletivas. O meio-campista, que soma 23 gols e 13 assistências em 42 jogos na temporada pelos Blancos, já foi o autor do gol da vitória da Inglaterra na estreia da Eurocopa.
Outro colega de Real Madrid que pode complicar Vini Jr. no prêmio Bola de Ouro é Tony Kroos. O veterano alemão anunciou sua aposentadoria no clube merengue em alta e retornou à seleção alemã, que busca redenção após campanhas decepcionantes nos últimos anos.
Por fim, a última ameaça a Vinícius Júnior no prêmio de melhor do mundo é Kylian Mbappé, astro da seleção francesa. O atacante teve sua temporada mais goleadora pelo PSG, com 44 gols e 10 assistências em 48 jogos. Porém, o camisa 10 sofreu fratura no nariz logo na estreia da Eurocopa e tem participação ameaçada no torneio.