Connect with us

F1

F1 2025: Quem são os jovens talentos na corrida pelas vagas restantes? tem brasileiro na lista; veja

Spread the love

Divulgação

Ainda faltam quatro assentos para serem ocupados na F1 2025. Alpine, Mercedes, RB e Sauber ainda não confirmaram as duplas da próxima temporada. Algumas promessas da Fórmula 2 estão entre os cotados para as vagas restantes na Fórmula 1. Entre os jovens pilotos, está o brasileiro Gabriel Bortoleto, especulado na Sauber. Veja todos os nomes:

O intervalo de temporada da Fórmula 1 é o momento ideal para o crescimento de rumores sobre o futuro de pilotos e equipes. Enquanto pilotos experientes buscam manter seus assentos na categoria, algumas promessas tentam uma oportunidade no topo do automobilismo mundial.

tAlpine e Mercedes não confirmaram os substitutos de Esteban Ocon e Lewis Hamilton, que fecharam com Haas e Ferrari, respectivamente. Os casos de RB e Sauber são diferentes. Enquanto a equipe irmã da RBR manteve Yuki Tsunoda e não definiu o futuro de Daniel Ricciardo, a Sauber assinou com Nico Hulkenberg, mas não se manifestou sobre uma possível renovação de Valtteri Bottas ou Guanyu Zhou.

Alpine – Jack Doohan

Após a saída de Esteban Ocon por opção da Alpine, que não renovou o contrato com o piloto francês, a equipe ainda precisa definir quem será o companheiro de Pierre Gasly em 2025. Jack Doohan, piloto reserva da montadora, é um dos nomes no radar.

Doohan participou de treinos livres pela Alpine na temporada, o último deles no Canadá. O australiano de 21 anos conta com a falta de candidatos para a equipe para ter um assento na Fórmula 1. Dos pilotos sem contrato para 2025, nenhum deles foi especulado na Alpine.

Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Jack Doohan venceu corrida 2 da F2 na Bélgica, com Fittipaldi no pódio — Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Mesmo assim, Carlos Sainz, fechado com a Williams, foi uma pedra no pé do sapato de Jack Doohan. O espanhol foi sondado por Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, mas não assinou com os franceses. Segundo o Motorsport, a equipe teria encaminhado um acerto com Doohan para a próxima temporada.

Vice-campeão da F3 em 2021, o piloto conquistou seis vitórias em dois anos de Fórmula 2. Jack é filho de Mick Doohan, pentacampeão mundial na categoria 500 cilindradas de motociclismo.

Mercedes – Kimi Antonelli

Andrea Kimi Antonelli parece estar mais próximo da Mercedes a cada dia. Próximo de completar 18 anos, o jovem italiano demorou um pouco para conquistar os primeiros resultados e chamar atenção do grande público, mas o talento foi mostrado nas pistas da Fórmula 2.

Kimi conquistou a sprint da Inglaterra e a vitória na etapa da Hungria em sequência. Além disso, Antonelli faz testes constantes nos carros de Fórmula 1 da Mercedes, e Toto Wolff, chefe da equipe, não esconde o desejo de contar com a promessa nos próximos anos. Após Carlos Sainz, também cotado para a vaga, fechar com a Williams, Kimi ficou ainda mais perto da gigante alemã.

Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes na etapa de Yas Marina da F2 2023, em Abu Dhabi — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Andrea Kimi Antonelli representou a Mercedes na etapa de Yas Marina da F2 2023, em Abu Dhabi — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

– Definitivamente, ele é um candidato muito forte. Não o teríamos apoiado do kart até agora se não acreditássemos que ele tem potencial para entrar na F1 com a Mercedes. Muitos jovens pilotos mostraram no passado que é possível dar esse passo – disse Wolff.

Em maio, a Federação Internacional de Automobilismo recebeu um pedido de superlicença para o pupilo da Mercedes. Quem fez o pedido, porém, foi a Williams, que já recebeu pilotos da equipe alemã, como George Russell. No mês seguinte, a FIA mudou regra e permitiu que menores de 18 anos pudessem correr na F1.

RB – Liam Lawson e Isack Hadjar

A situação na RB é mais complexa. Parceira da RBR, a equipe contou com muitas indefinições durante a temporada. Sergio Pérez renovou por dois anos com a RBR, mas resultados ruins o colocaram na berlinda, embora a equipe tenha assegurado que Checo fica. Daniel Ricciardo, da RB, foi especulado como possível candidato a substituir o mexicano, mas ele não apresenta bom desempenho na temporada. Com isso, o australiano ainda não renovou com o time para 2025, e a montadora conta com jovens no horizonte.

Liam Lawson e Daniel Ricciardo durante o GP da Hungria de F1 em 2023 — Foto: Peter Fox/Getty Images

Liam Lawson e Daniel Ricciardo durante o GP da Hungria de F1 em 2023 — Foto: Peter Fox/Getty Images

Yuki Tsunoda é o único piloto confirmado na RB para a próxima temporada. Jovem e da academia da RBR, o japonês pode ter outro prodígio ao seu lado em 2025. Liam Lawson é o nome mais próximo de assinar com equipe e substituir Daniel Ricciardo.

Em 2023, o neozelandês já assumiu o carro de Ricciardo, fora por ter quebrado o punho. Lawson pontuou em uma corrida das cinco que disputou, mas agradou a RBR. Conselheiro da equipe, Helmut Marko é um dos apoiadores do piloto de 22 anos.

– Os investidores deixaram claro que (a RB) é uma equipe júnior e temos que agir de acordo. O objetivo era que ele (Ricciardo) fosse considerado para a RBR com desempenhos excepcionais. Essa vaga agora pertence a Sergio Perez, portanto, esse plano não é mais válido. Agora temos que colocar um piloto jovem na equipe em um futuro próximo; esse seria Liam Lawson – disse Marko ao “Kleine Zeitung”, um dos principais jornais regionais da Áustria.

Isack Hadjar vence a etapa da Bélgica da F2 — Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Isack Hadjar vence a etapa da Bélgica da F2 — Foto: James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Mesmo com o apoio de Marko, Lawson não é o único jovem no radar da RB para 2025. Além dele, a equipe também observa Isack Hadjar, piloto da Campos Racing na Fórmula 2. O franco-argelino de 19 anos é o líder da F2 com quatro vitórias no ano, incluindo a última etapa, na Bélgica.

Em meio a ótimos resultados na Fórmula 2 e testes com carros da RBR, Hadjar ganhou apoio de Max Verstappen. O tricampeão mundial disse que o jovem piloto tem “todas as qualidades necessárias” para estar na F1.

– Ele está realmente fazendo um bom trabalho. Ele teve um pouco de má sorte no começo da temporada, mas eu acho que é isso que ele precisa fazer. E depois, claro, cabe aos chefes de equipe. Acho que ele tem todas as qualidades necessárias – disse Verstappen.

Sauber – Gabriel Bortoleto

Outro grande destaque da atual temporada da Fórmula 2 é o brasileiro Gabriel Bortoleto. Piloto da Invicta Racing e da academia da McLaren, ele é o segundo colocado da categoria, atrás apenas de Isack Hadjar. Bortoleto foi especulado na Sauber para 2025, mas não confirmou os rumores.

Gabriel Bortoleto venceu a etapa da Áustria da F2 — Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Gabriel Bortoleto venceu a etapa da Áustria da F2 — Foto: James Sutton – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Vencedor da etapa da Áustria de F2, Gabriel foi especulado na Sauber para a próxima temporada. Segundo o site italiano “Formu1a Uno”, o brasileiro de 19 anos teria entrado na “lista” de Mattia Binotto, chefe da equipe, que estaria focando em jovens pilotos.

Ao ge, Gabriel Bortoleto revelou que “conversas sem existem” neste período de férias de verão tanto da F1 quanto da F2. Para 2025, a Sauber anunciou apenas Nico Hulkenberg, ex-Haas, e ainda não confirmou os destinos de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, os dois pilotos da equipe.

– Fiquei sabendo hoje cedo pelas mídias sociais que houve uma declaração a respeito da minha ida para a Sauber. Naturalmente essas conversas sempre existem nesse período das férias de verão europeu. De minha parte, posso dizer que estou 100% comprometido com a minha temporada da F-2. Tenho um contrato com a McLaren, que tem me dado todo o suporte ao longo deste ano. Por fim, como é de conhecimento geral, minha carreira é gerida pela A14 Management a qual, tenho certeza, cuida dos meu interesses da melhor forma possível – disse Bortoleto.

GE

Mais sobre F1