Connect with us

Destaque

Fifa anuncia novidade no VAR com ‘modo tênis’ já em teste, e técnicos poderão fazer ‘desafio’; saiba como funciona

Spread the love

VAR Matthew Ashton – AMA/Getty Images

O VAR pode passar por uma importante mudança nos próximos meses, diminuindo a interferência humana e tornando a ferramenta ainda menos suscetível a erros. Quem anunciou foi a Fifa.

Durante o congresso da entidade na última quinta-feira (16), Gianni Infantino, presidente do órgão, anunciou que uma nova ferramenta, similar à do tênis, já vem sendo testada no futebol.

O modelo de utilização, de acordo com a Fifa, é mais simples, automatizado e semelhante ao olho de falcão do tênis. Os treinadores terão dois pedidos durante a partida. Caso a decisão do árbitro mude após solicitada, os técnicos mantêm o pedido.

“Pretendemos desenvolver e melhorar o VAR. 65 federações já implementaram o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmeras e sem a necessidade de árbitros, por isso será mais acessível para todos. O sistema já está sendo testado, os treinadores podem pedir ajuda ao VAR em duas ocasiões”, começou por dizer.

“Os jogadores podem perguntar ao treinador. Se a decisão inicial for alterada, não perdem um pedido e continuarão a ter dois”, completou.

A tendência é que o VAR seja simplificado nos próximos anos, diminuindo a interferência humana, com as revisões sendo feitas de forma semiautomática para amenizar erros.

Mais sobre Destaque