MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE
Para evitar que a “pedra no sapato” LDU volte a levar a melhor, o Fluminense promete dar a vida no jogo de volta da Recopa Sul-Americana, nesta quinta-feira (29), no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).
O nome da equipe equatoriana tem um duplo efeito no Rio de Janeiro: enquanto é sinônimo de pesadelo para os tricolores, os rivais não perdoam e brincam com o retrospecto negativo do time das Laranjeiras no confronto direto.
A LDU impediu duas vezes o Fluminense de conquistar um título internacional, até que a equipe carioca conseguiu levantar a Copa Libertadores pela primeira vez no ano passado, ao derrotar o Boca Juniors na final.
Em 2008, os equatorianos levaram a melhor na decisão da Libertadores. Um ano depois, nova vitória, dessa vez na final da Copa Sul-Americana.
E na quinta-feira passada (22), na altitude de Quito, a LDU abriu vantagem na ida da Recopa com vitória por 1 a 0.
“Mas estamos muito bem. Estamos nos preparando da melhor forma para dar o melhor de nós em campo, com a convicção de ir com tudo para virar. São 90 minutos muito importantes para conquistar um título que o Fluminense não tem”, disse, na terça-feira (27), o atacante argentino Germán Cano.
Dúvidas nas laterais
Sobre a preparação do Tricolor para a partida, as dúvidas do técnico Fernando Diniz estão nas laterais, com as situações físicas de Marcelo e Samuel Xavier.
“Vai depender da melhora do Marcelo e do Samuel, e como eles vão reagir aos treinamentos“, disse Diniz no domingo, após a derrota para o Flamengo (2 a 0) pelo Campeonato Carioca.
Com o time já classificado para as semifinais do estadual, o treinador apostou em uma equipe mista para enfrentar o Rubro-Negro, visando o jogo contra a LDU.
Diogo Barbosa, que entrou no lugar de Marcelo em Quito, e Guga, titular por conta da suspensão de Samuel Xavier, jogaram na esquerda e na direita, respectivamente. Se os donos de ambas as posições não se recuperarem, os dois devem sair jogando no Maracanã.
O ataque também terá uma novidade: o jovem John Kennedy, autor do gol do título contra o Boca, está à disposição depois de cumprir suspensão no jogo de ida.
Resistência
Se o Fluminense vai dar a vida, a LDU promete resistir em busca de sua terceira Recopa, depois dos títulos em 2009 e 2010, e levantar seu sexto troféu internacional.
“Vamos dar tudo dentro de campo”, avisou o volante argentino Ezequiel Piovi antes de viajar ao Brasil.
Com chance de conquistar seu primeiro título na América do Sul, antes do início do Campeonato Equatoriano, o técnico espanhol Josep Alcácer conta com suas principais peças.
No entanto, seu auxiliar, o argentino Adrián Gabbarini, ficará na área técnica porque Alcácer ainda não conta com a licença exigida pela CONMEBOL para dirigir equipes em solo sul-americano.
Sua grande dúvida, segundo a imprensa equatoriana, é se vai apostar desde o início no centroavante paraguaio Alex Arce, autor do gol da vitória em Quito nos acréscimos do segundo tempo.
Prováveis escalações:
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Keno Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.
LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Leonel Quiñónez; Óscar Zambrano e Ezequiel Piovi; Luis Estupiñán, Sebastián González e Jhojan Julio; Jan Hurtado. Técnico: Josep Alcácer.
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Flashscore.