Red Bull Bragantino e Flamengo ficaram no 1 a 1, neste sábado (4), em um jogo marcado por polêmicas. Os cariocas reclamaram bastante da arbitragem comandada por Paulo Cesar Zanovelli da Silva no Nabi Abi Chedid pela 5ª rodada do Brasileirão.
Durante o SportsCenter, Leonardo Gaciba, ex-árbitro e comentarista de arbitragem da ESPN, afirmou que o Rubro-Negro tem razão em reclamar de um lance: um pênalti ignorado em Luiz Araújo na segunda etapa. Ainda durante o comentário, Gaciba trouxe uma informação sobre a orientação que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passa aos árbitros.
Segundo Gaciba, a comissão de arbitragem da entidade que comanda o futebol brasileiro pediu para que os árbitros ignorassem lances de pênalti que aconteçam “fora de disputa”, como nesse de Luiz Araújo, onde a bola está em um lado e o jogador que sofre a falta esteja fora da disputa. Ainda de acordo com Gaciba, a explicação da CBF aos árbitros é de que “não teve impacto”.
“Os critério mudam a cada ano. Os árbitros estão completamente perdidos. Não há uma unificação de critério, cada um tem a sua interpretação. Se o campo tem um critério e o do vídeo tem outro, é confusão anunciada”, disse Gaciba.
“Vou falar a instrução dada (pela CBF) aos árbitros. Se a CBF disser que não foi, que venha falar que estou dizendo uma mentira. O que me preocupa é a orientação dada pela comissão: ‘Se um agarrão acontecer fora da disputa, não marca (o pênalti), porque não teve impacto no jogo’. É de chocar isso. Tivemos um pênalti em Internacional x Bahia, e comissão da CBF não colocou nem a imagem no ar. O jogador do Bahia derruba o do Internacional com a bola em jogo, golpe de sumô, uma penalidade clara que aconteceu. Acontece em duas rodadas seguidas, a arbitragem não tem critério e isso nos preocupa. O que tem sido orientado para eles? Será que vão considerar essa decisão correta? Vejo penalidade clara (em cima do Luiz Araújo).
“Se (um atleta) começou a agarrar o adversário fora da área e terminou dentro da área é pênalti. Para mim, há um agarrão no jogador fora da disputa da bola. O defensor do Bragantino não quer jogar, só quer agarrar. Pelas imagens, existe (o pênalti). A penalidade existiu, o Flamengo está correto em reclamar. Para mim tem um erro claro de arbitragem. O árbitro não viu e se tem impacto, tem que chamar o árbitro para ir ao VAR mudar a decisão de campo, para tomar a decisão”, finalizou.