Foto: Clive Mason/Getty Images
Equipe austríaca domina final de semana no Japão e fatura as duas primeiras colocações da corrida
De volta ao topo: Max Verstappen venceu o GP do Japão de Fórmula 1 na madrugada deste domingo. O piloto holandês dominou o final de semana nos treinos e na classificação, onde conquistou a pole position. Na corrida, o tricampeão não teve dificuldades e sobrou no Circuito de Suzuka, onde a RBR conquistou uma dobradinha com Sergio Pérez na segunda colocação. Carlos Sainz ficou em terceiro e garantiu mais um pódio na temporada para a Ferrari.
Após abandonar o GP da Austrália por problemas no freio, Max Verstappen chegou ao Japão com sede de vitória. Ele liderou o TL1, não disputou o TL2 por conta da chuva e voltou a ter o melhor tempo no TL3. Na classificação, apenas Sergio Pérez chegou perto do holandês, mas não foi páreo para ganhar a pole position do companheiro de equipe. A corrida serviu para confirmar o favoritismo da RBR.
Quem também se destacou foi a Ferrari, que superou a McLaren de Lando Norris e garantiu o terceiro pódio de Carlos Sainz em três corridas disputadas pelo espanhol na temporada da Fórmula 1. Charles Leclerc, que largou em oitavo, ficou com a quarta colocação da corrida.
O resultado deste domingo mantém a RBR no topo do Mundial de Construtores e aumenta a diferença de Verstappen para os adversários. Sergio Pérez volta para a segunda colocação na tabela da Fórmula 1 e ultrapassa Charles Leclerc, que vê Carlos Sainz ainda mais próximo após o pódio no Japão e a vitória na Austrália.
Pódio do GP do Japão de F1 — Foto: Clive Rose – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
- Max Verstappen (RBR) 1m34s738
- Sergio Pérez (RBR) +12s535
- Carlos Sainz (Ferrari) +20s866
- Charles Leclerc (Ferrari) +26s522
- Lando Norris (McLaren) +29s700
- Fernando Alonso (Aston Martin) +44s272
- George Russell (Mercedes) +45s951
- Oscar Piastri (McLaren) +47s525
- Lewis Hamilton (Mercedes) +48s626
- Yuki Tsunoda (RB) +1 volta
- Nico Hulkenberg (Haas) +1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) +1 volta
- Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) + 1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) +1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
- Logan Sargeant (Williams) +1 volta
- Guanyu Zhou (Sauber) ABANDONOU
- Daniel Ricciardo (RB) ABANDONOU
- Alex Albon (Williams) ABANDONOU