Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Ao mesmo tempo em que procura ajudar os funcionários e a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio pensa também na inevitável retomada do calendário. O clube teve compromissos adiados pela CBF até 27 de maio e se prepara para voltar aos treinos, diante da incerteza se mais partidas serão adiadas ou não. A ideia é retomar as atividades até o final da próxima semana fora do estado, onde o clube também deve mandar os jogos.
A próxima partida com data marcada é no dia 29, contra o The Strongest, pela Conmebol Libertadores. O Grêmio é o mandante do confronto, por isso trabalha com a ideia de se mudar para uma nova sede em breve. O local, ainda a definir, irá abrigar os treinos e jogos da equipe.
Também não há definição, ainda, de quando será o início dos trabalhos no novo local. Uma “data-base” é a próxima sexta-feira, dia 17. Por conta dos alagamentos em Porto Alegre, o elenco gremista não treina há mais de uma semana. Arena e CT Luiz Carvalho foram tomados pela água.
A medida vai de encontro com o pensamento do clube. O presidente Alberto Guerra, em entrevista esta semana, disse que “pouco importa” onde o time iria treinar e jogar e defendeu a paralisação do Brasileirão. Ainda neste momento, de fato, futebol não é a prioridade.
Ainda assim, o clube tenta se preparar para a retomada dos jogos, diante da incerteza sobre novos adiamentos. No total, o Grêmio está com sete partidas atrasadas, sendo quatro do Brasileirão, duas da Libertadores e uma da Copa do Brasil. O calendário de junho ainda prevê uma parada pela data Fifa.
Recentemente, clubes como de diferentes estados ofereceram suas estruturas aos times gaúchos, visando a continuidade da temporada. Em Porto Alegre, o Grêmio ainda não sabe avaliar os estragos e perdas causadas pelas enchentes. Alberto Guerra, porém, adiantou que não vê a Arena com condições de receber jogos em um mês.
O planejamento gremista deve concretizar em breve a escolha pelo lugar que vai sediar a equipe como “mandante”. O elenco terá quase duas semanas para retomar os treinos de olho no próximo compromisso. O duelo com o Strongest, dia 29, está marcado inicialmente para as 19h.
GE.