Connect with us

Vasco

Licitação: Vasco anexou carta de intenções com cinco jogos do Brusque no Maracanã; Veja

Spread the love

Foto: Daniel Ramalho/CRVG

Guardado em envelopes lacrados desde 7 de dezembro do ano passado na sede do Governo do Estado, a revelação da proposta técnica do Vasco com acordos para aumentar a lista de jogos – consequentemente a pontuação – causou reações de adversários na licitação do Maracanã.

O envelope aberto – e avistado com rúbricas pelos concorrentes – mostrou acordo firmado com o Santos, antigo frequentador do Maracanã dos tempos de títulos do Rei Pelé. Mas o que roubou a cena foi o nome do Brusque, de Santa Catarina, na proposta vascaína com a parceira WTorre.

O Vasco procurou a diretoria do Brusque no início de dezembro, no momento final de formulação da proposta para a licitação do Maracanã. Com estádio de Brusque em reforma, o clube catarinense assinou carta de intenções para realizar cinco jogos “oficiais ou festivos” no antigo Maior do Mundo.

De acordo com o edital, quanto mais jogos a documentação comprobatória do concorrente apresentar, melhor a pontuação final – veja resumo mais abaixo. A missão de Vasco e WTorre, em desvantagem contra dois clubes (Fla e Flu), era buscar formas de chegar próximo aos 70 jogos que equivalem à pontuação máxima nessa fase da concorrência pública.

Os consórcios concorrentes precisavam apresentar documentos que comprovassem “isoladamente ou em consórcio que é detentor de no mínimo 25 datas oficiais de futebol no Maracanã”, das quais no mínimo 75% delas sejam obrigatoriamente de Brasileiros séries A e B e da Copa do Brasil – sempre masculinas -, além de partidas válidas pela Libertadores e Sul-Americana, também masculinas.

Com acesso da série C para a B no fim do ano passado, as partidas do Brusque, para citar o exemplo do clube escolhido no acordo vascaíno, poderiam entrar no conjunto de 75% dos jogos obrigatoriamente organizados pela CBF.

Motivo de diversos protestos do grupo vascaíno – a última delas rejeitada em ação na Justiça na véspera da segunda fase de licitação – e do grupo de Brasília, o edital prevê o seguinte na pontuação de jogos no Maracanã:

  • licitante que apresentar igual ou número maior de 25 datas (jogos) – 5 pontos
  • licitante que apresentar igual ou número maior de 40 datas (jogos) – 15 pontos
  • licitante que apresentar igual ou número maior de 55 datas (jogos) – 25 pontos
  • licitante que apresentar igual ou número maior de 70 datas (jogos) – 35 pontos

A proposta técnica ainda tem série de outros fatores para a nota final – esta que a Comissão de Licitação vai se debruçar para calcular nos próximos dias. Leva em conta também critérios semelhantes em jogos no Maracanãzinho – quem tem igual ou mais do que seis datas leva sete pontos; com 12 ou mais datas leva 14 pontos. Além de mais detalhes sobre o plano de negócios, o que inclui até mesmo falar de eventos no estádio.

O Flamengo, através do vice geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, já antecipou que vai buscar a impugnação, caso o Governo não reprove este ponto da proposta técnica vascaína.

Segunda etapa

Na manhã desta terça-feira, os três consórcios concorrentes na disputa da licitação do Maracanã entregaram os envelopes com as propostas técnicas no auditório da Casa Civil, na sede do governo estadual, no Palácio Guanabara.

São três grupos na concorrência pública:

  • Consórcio Fla-Flu, com Flamengo e Fluminense em parceria;
  • Consórcio Maracanã Para Todos, do Vasco e da WTorre em parceria;
  • Consórcio RNGD, da Arena 360, que é administradora do Mané Garrincha, de Brasília.

O grupo de Brasília aposta em abrir o Maracanã para todos os clubes. O diretor da empresa Richard Dubois lembrou que, em caso de vitória, Flamengo e Fluminense teriam que se associar ao seu grupo para atuar no estádio. Ele considera que o processo não foi ideal – principalmente pela modelagem da concorrência que coloca peso maior (60%) para a proposta técnica, com pontução mais alta para quem garante maior número de jogos -, mas está confiante em vencer a licitação.

Os envelopes foram abertos e vistoriados por cada grupo, numa cerimônia protocolar antes da suspensão do processo. A Comissão Especial de Licitação vai analisar a documentação técnica e cada um dos participantes também vistoria e tem nova abertura de prazos para impugnações. É a segunda fase de três previstas do processo de licitação.

Cronograma processo de licitação:

  • Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360.
  • Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para impugnações
  • Primeira semana de fevereiro de 2024: Governo prevê divulgar resultado de análise de impugnações e defesa em total de seis recursos de concorrentes
  • Fase atual – neste dia 5 de março: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Fase 3 – sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Publicação do resultado – sem data prevista.

GE.

Mais sobre Vasco