Getty Images
O Palmeiras garantiu a liderança geral do Campeonato Paulista antes do início do mata-mata ao vencer o Botafogo-SP, sábado, por 1 a 0. Atual bicampeão consecutivo, o Verdão vive um período de domínio no Estadual enquanto busca um feito que não atinge há 90 anos.
Em cinco das últimas oito edições do campeonato, o Palmeiras terminou a fase de grupos com a melhor campanha: 2017, 2018, 2022, 2023 e 2024. Nas últimas duas vezes, terminou com o título.
Se levantar a taça do Paulista pela terceira vez consecutiva, o time de Abel Ferreira vai igualar um feito que aconteceu apenas uma vez na história do clube, entre 1932 e 1934.
Desde que o campeonato passou a ser disputado no atual formato, em 2017, o Palmeiras é o único que terminou a fase de grupos sem derrota. Foi assim em 2022 (nove vitórias e três empates), 2023 (oito vitórias e quatro empates) e 2024 (oito vitórias e quatro empates).
O último revés na primeira fase do Paulista foi em abril de 2021, para a Inter de Limeira. Desde então, são 39 jogos (28 vitórias e 11 empates). Nas duas edições anteriores, as únicas derrotas foram na ida da final, para São Paulo e Água Santa, ambas revertidas na volta.
A melhor campanha dá ao Verdão a possibilidade de mandar o jogo das quartas de final como mandante – o Allianz Parque ainda não deve estar liberado, portanto a tendência é de que o confronto aconteça novamente na Arena Barueri.
O desempenho ao longo do mata-mata segue contando para a classificação geral até a final; se o time avançar nos pênaltis, soma um ponto, mas se ganhar no tempo normal, mais três pontos.
Além das quartas, a semi também é disputada em jogo único, enquanto a final tem ida e volta. Se chegar até a decisão e com a melhor campanha, o Palmeiras decidirá o campeonato como mandante.
O fato de ser o único time invicto até aqui na competição não faz, na visão do elenco, do Verdão o favorito ao título paulista.
– O segredo é ter vontade de vencer os campeonatos, este time sempre briga pela primeira e segunda bola, um dos segredos é dar nosso melhor a cada dia, no treino, no jogo – declarou Richard Ríos.
– Não tem favoritismo, todo mundo trabalha para ganhar. A gente não perdeu nenhum jogo, mas tudo pode acontecer no futebol. Vamos com pés no chão no mata-mata, respeitando todos os rivais do mesmo jeito. Agora é esperar e fazer bem as coisas até o próximo jogo – acrescentou.
Os jogos das quartas de final vão acontecer no próximo fim de semana, em data e horários a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol.
GE.