A seleção brasileira tinha grandes expectativas na Copa do Mundo de 2022, mas novamente esbarrou em um europeu no caminho e foi eliminada nas quartas de final. Em entrevista ao ‘Desimpedidos’, Lucas Paquetá deu detalhes sobre o vestiário após a dura derrota nos pênaltis para a Croácia e revelou qual jogador ficou mais abalado mentalmente.
“O Neymar. Todos nós não gostamos de perder, eu sou muito parecido com ele nesse ponto. As pessoas podem achar que não, mas ele odeia perder. Ele estava destruído, todos nós estávamos muito mal, mas algo que me constrangeu foi olhar para ele e ver ele daquele jeito”, disse o jogador do West Ham, que prosseguiu:
“Antes do jogo ele falou: ‘Eu espero que vocês nunca sintam o que eu senti na Copa passada (ser eliminado), porque é muito ruim, então vamos fazer o melhor para que isso não aconteça’. Quando a gente perde, eu ficava lembrando dele dizendo isso. É uma dor única, um vazio muito grande, não tem como explicar”, desabafou Lucas Paquetá.
Em 2018, o Brasil enfrentou a Bélgica e teve diversas chances de pelo menos empatar e levar para a prorrogação, mas o placar ficou em 2 a 1. Já em 2022, a vitória estava totalmente nas mãos, porém a seleção levou o gol de empate no tempo extra e foi eliminada nos pênaltis para a Croácia de Luka Modric.
O histórico recente da pentacampeã em Copas não é bom. Desde 2002, quando venceu a competição em cima da Alemanha, são cinco eliminações seguidas para europeus e nenhuma final alcançada.
Neymar sonha em jogar a Copa do Mundo em 2026
Mesmo vivendo uma sequência de lesões que parece não ter fim e já fora do auge na carreira, Neymar não desistiu do sonho de vencer um Mundial. Em entrevista em 2023 ao streamer Casimiro Miguel, ele comentou sobre o assunto:
“No pós-Copa (2022) eu não queria [disputar mais uma Copa]. Não por passar pela dor de perder e tudo mais, mas sim por ver minha família sofrendo muito. Isso pesa bastante. Mas eles vão ter que aguentar de novo (risos)”, revelou o jogador em tom descontraído.