Connect with us

Olimpíadas

Lutadora perde medalha certa nas Olimpíadas por conta de 100 gramas, mesmo após o corte de cabelo; veja

Spread the love

Getty

Vinesh Phogat já tinha escrito um capítulo histórico para a Índia nas Olimpíadas de Paris 2024, ao ser a primeira atleta do país a chegar a uma final de luta olímpica nos Jogos. Ela voltará para seu país, porém, sem medalha, nem mesmo a prata que já estava assegurada, por causa de 100 gramas.

A lutadora foi desclassificada da competição nesta quarta-feira (7), antes da disputa do ouro contra a norte-americana Sarah Ann Hildebrandt, por não ter atingido o peso de sua categoria, 50 quilos, na pesagem. Assim, ela será substituída na final pela cubana Guzman Lopez, derrotada na semi.

O anúncio oficial da eliminação foi feito pela próprio Comitê Olímpico Indiano (IOA na sigla em inglês). “Apesar de todos os esforços da equipe durante a noite, ela pesou poucas gramas acima de 50kg nesta manhã. Nenhum comentário adicional será feito por enquanto. A equipe da Índia pede a você que respeite a privacidade de Vinesh”, escreveu a entidade, em comunicado.

Os esforços citados na nota foram detalhados em vídeo gravado por Dinshaw Pardiwala, nutricionista da equipe indiana, ao lado da presidente da IOA, P.T. Usha. Nem mesmo cortar o cabelo de Vinesh Phogat foi suficiente para a perda das gramas e, então, atingir o peso da categoria

“Tentamos todas as medidas drásticas possíveis, incluindo cortar o cabelo dela, encurtar as roupas delas. Apesar de tudo isso, não conseguimos atingir o peso de 50 quilos”, disse ele.

A questão virou, inclusive, “de estado”, na Índia, com o primeiro ministro local, Narendra Modi, se manifestando, pedindo um protesto forte de Usha contra a desclassificação, que é prevista nos regulamentos da modalidade em caso de falha na balança durante a competição.

Com a mudança na final, valendo ouro e prata, a luta entre a japonesa Yui Susai e a ucraniana Oksana Livach, que seria apenas uma repescagem (ambas foram derrotadas pela indiana nas oitavas e quartas, respectivamente) passará a ser um combate pela medalha de bronze.

Assim como no boxe, por exemplo, a luta olímpica entrega duas medalhas de bronze, com a outra disputa sendo entre a chinesa Ziqi Feng (vencedora de uma repescagem) e mongol Otgonjargal Dolgorjav (derrotada na semifinal por Sarah Ann Hildebrandt).

Antes da eliminação por 100 gramas, Vinesh Phogat já tinha um histórico complicado em Olimpíadas, já que nunca foi medalhista, mesmo sendo uma das melhores do mundo.

No Rio 2016, ela teve uma lesão logo na primeira luta e acabou sendo eliminada nas quartas de final da categoria até 48kg, deixando a arena de competições de maca e chorando. Já em Tóquio 2020, lutando no peso até 53kg, ela era líder do ranking mundial, mas perdeu também nas quartas.

ESPN

Mais sobre Olimpíadas