Clube da Inglaterra vai instalar mais de 10 mil painéis de energia solar até o fim do ano no centro de treinamento; City depende da aprovação do Conselho de Manchester
O Manchester City revelou seu plano de tornar a City Football Academy de Manchester, seu centro de treinamento, em um dos maiores produtores de energia renovável do mundo do futebol. O clube pretende instalar e colocar para funcionar, até o fim do ano, mais de 10 mil painéis solares na região.
O City apresentou o seu plano para o Conselho da Cidade de Manchester. O objetivo é conseguir aprovação para instalar 10.887 painéis de energia fotovoltáica, capazes de gerar até 4,39 MWh de energia por ano.
No Brasil, isso daria para fornecer energia para 2007 residências, mas esse número cai na Inglaterra para 1626 habitações, porque lá o consumo médio mensal é maior. Não se trataria de uma grande usina, mas é uma quantidade alta de painéis para um centro esportivo. É o que explica Vinícius Oliveira da Silva, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).
Computação gráfica de como ficaria o CT do Manchester City com painéis solares — Foto: Divulgação / Manchester City FC
— O custo dos sistemas fotovoltaicos caiu muito no mundo inteiro. É uma energia realmente barata quando comparada com qualquer outra, com adicional de ser renovável e não emitirem poluentes locais. Ainda mais se considerarmos que ela pode ser instalada no próprio local de consumo. O City não deve ter dificuldades. O que pode acontecer: em dias muito nublados ou com neve, a produção de energia desses painéis será muito baixa, ou quase nula — disse o especialista em energia.
Essa quantidade de energia seria capaz de atender as demandas anuais do centro de treinamento , e parte também seria direcionada ao Estádio Etihad. O Manchester City promete zerar as suas emissões de gás carbônico — principal responsável pelo aquecimento global — até 2030.
Manchester City promete instalar painéis solares no Joie Stadium, que faz parte do CT — Foto: Getty Images
Mais de 3 mil painéis solares serão instalados na cobertura do Joie Stadium, estádio com capacidade para 7 mil pessoas e que recebe os jogos do time feminino do Manchester City. Quase 4 mil ficarão no telhado de outras instalações, como o prédio da equipe principal masculina e o edifício das categorias de base. O restante será espalhado por caminhos pelo CT, além de espaços ao lado dos gramados.
— Adotamos práticas cada vez mais sustentáveis, desde a eliminação de plásticos de uso único em dias de jogo até o reuso de água da chuva, além da reciclagem de mais de 70% dos resíduos. Sabemos que a produção e consumo de energia renovável têm papel importante, por isso estamos encantados com a possibilidade de instalar mais de 10 mil painéis solares em nossa casa — disse Pete Bradshaw, diretor de sustentabilidade do Manchester City.
A promessa é ter todos os painéis solares funcionando até o fim deste ano, caso o plano seja aprovado pelo Conselho de Manchester. O clube afirma comprar 100% de sua energia de fontes consideradas limpas, há oito anos.