Foto: Lars Baron/Getty Images
Tricampeão da RBR chegou a quatro vitórias em cinco etapas da temporada 2024 da categoria após largar da pole position; Norris e Pérez completam pódio
Depois de levar a melhor na corrida sprint do GP da China no sábado, Max Verstappen riscou mais uma pista de sua lista de vitórias a alcançar, na madrugada deste domingo: o Circuito de Xangai. A 58ª conquista da carreira do tricampeão teve ainda Lando Norris e Sergio Pérez na segunda e terceira colocações da prova, respectivamente.
A vitória na China marcou o retorno da corrida para a F1 após cinco anos de ausência, causada pela pandemia do coronavírus. Esse foi, ainda, o segundo pódio do holandês na etapa asiática. Agora, só há um circuito do atual calendário em que Verstappen não venceu: Marina Bay, em Singapura.
Com a vitória, Verstappen chega aos 100 pontos no campeonato de pilotos, 12 a mais que o vice-líder Pérez. No Mundial de construtores, a RBR detém 188 pontos na liderança contra 151 da vice-líder Ferrari. Em terceiro, a McLaren garantiu 103 pontos após o pódio de Norris.
Max Verstappen recebe bandeirada para vencer GP da China de F1 pela primeira vez na carreira, em 2024 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images
Largando da pole position, o tricampeão dominou praticamente toda a prova, embora tenha ficado fora da liderança entre as voltas 14 e 20, quando fez sua primeira troca de pneus. Atrás dele, no entanto, o clima esquentou.
Semelhantemente ao que houve na corrida sprint vencida no sábado pelo holandês, a definição do restante do pódio foi protagonizada por cinco pilotos ao longo deste domingo: Pérez, Fernando Alonso, Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz. Na metade final da etapa, porém, a briga se concentrou entre Norris, Leclerc e Pérez.
Como funciona a pontuação na Fórmula 1?
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren)
- Sergio Pérez (RBR)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Logan Sargeant (Williams)
- Lance Stroll (Aston Martin)
Daniel Ricciardo (RB) – ABANDONOU
Yuki Tsunoda (RB) – ABANDONOU
Valtteri Bottas (Sauber) – ABANDONOU.
Resultado do GP da China da F1 2024 — Foto: F1
A próxima corrida da temporada 2024 de F1 será o GP de Miami em 5 de maio, válido como a sexta etapa do campeonato.
A McLaren conquistou seu 505º pódio na F1 com o segundo lugar de Norris. Para o piloto, em sua melhor posição de chegada desde o segundo lugar no GP de São Paulo em novembro de 2023, valeu a 15ª aparição no top 3, na carreira. Pérez, em terceiro, conquistou seu 39º pódio na categoria.
Enquanto Verstappen seguia na ponta sem dificuldades, Alonso passou Pérez por fora e assumiu a vice-liderança já nas primeiras curvas. Logo depois, o mexicano da RBR começou a sofrer com a pressão de Norris, quarto colocado, mas conseguiu manter-se na última vaga provisória do pódio.
Confirmando o bom início de prova da Aston Martin, Lance Stroll ganhou duas posições e subiu de 11º para o nono lugar, sendo o único piloto com pneus macios no top 10. Já a Mercedes teve um começo agridoce de prova: George Russell subiu de oitavo para sexto, mas Hamilton caiu de 18º para 19º.
Verstappen tinha uma vantagem de quase 4s sobre Alonso na quarta volta da prova, e seguiu estendendo sua liderança mesmo quando o bicampeão foi ultrapassado por Pérez, na volta cinco.
Max e Checo pararam na volta 14 para trocar os pneus médios pelos duros, cedendo a liderança e a vice-liderança para Norris e Leclerc. Não demorou, porém, para o tricampeão se recuperar: ele ultrapassou o monegasco da Ferrari três giros depois; na 20ª volta, passou Norris e voltou à ponta.
A vantagem permitiu ao holandês continuar liderando quando Valtteri Bottas sofreu uma quebra e abandonou sua Sauber na área de escape da curva 11, na 21ª volta: a direção de prova optou, no 23º giro, por substituir o safety car virtual por um safety car real. Com isso vários pilotos – incluindo o líder da prova – voltaram aos boxes; com uma parada de apenas 1s9, Max manteve sua posição.
Alonso, novo vice-líder após a largada, só permaneceu na posição por quatro voltas até ser superado por Pérez na curva seis. Com isso, o bicampeão entrou na mira de Norris, que largou na quarta colocação e superou o veterano da Aston Martin no oitavo giro da corrida.
Na 11ª volta, o espanhol entrou na mira de Oscar Piastri. Mas o piloto da McLaren teve que se preocupar com a aproximação de Leclerc, que superou Russell e depois, o australiano. Com o pit stop de Alonso no giro seguinte, o monegasco da Ferrari assumiu a quarta colocação.
Norris e Leclerc chegaram a ocupar, respectivamente, a liderança e a vice-liderança da corrida quando Verstappen e Pérez visitaram os boxes na volta 14. Mas enquanto o holandês recuperou-se rapidamente, o mexicano da RBR permaneceu em quarto lugar, atrás dos rivais da McLaren e Ferrari.
Dois safety cars bagunçam disputa pelo pódio
A quebra de Bottas na volta 21 movimentou todo o grid rumo aos boxe. Leclerc fez sua primeira troca de pneus sob a bandeira amarela, quando o safety car virtual foi acionado. Norris, porém, passou da entrada do pit lane e atrasou seu pit stop em uma volta.
A direção de prova chamou o safety car para a pista na 23ª volta, o que trouxe as duas RBRs para os boxes novamente. Pérez, que havia recuperado a vice-liderança, caiu de novo para a quarta colocação. Quando a bandeira verde foi agitada quatro voltas depois, porém, o mexicano não teve tempo para agir.
Kevin Magnussen bateu na roda traseira direita de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo tocou em Lance Stroll na relargada, trazendo de volta o safety car. A corrida foi retomada na volta 32 de 56 e, graças à nova intervenção, Norris, Leclerc, Pérez, Alonso e Sainz estavam separados por 0s7 a 1s1.
O “plano D” de uma única parada da Ferrari com Leclerc acabou deixando-o vulnerável no fim da prova; na 39ª volta, ele foi ultrapassado por Pérez, cujos pneus duros tinham duas voltas a menos que o do monegasco. Perto da bandeirada, o mexicano ensaiou uma aproximação de Norris, mas ficou com a última vaga do pódio.
Largando em 18º, Hamilton percorreu um longo caminho até zona de pontuação: depois de cair para 19º na largada e se recuperar, ele fez sua primeira ultrapassagem no quarto giro: Guanyu Zhou, piloto da casa. Depois foi a vez de Kevin Magnussen ver a Mercedes do heptacampeão passar à frente.
O heptacampeão caiu para 19º quando fez seu primeiro pit stop na décima volta. Depois de trocar os pneus macios pelos médios, ele ainda reclamou com a Mercedes pela decisão de largar com os compostos de faixa vermelha.
As paradas subsequentes de seus rivais o ajudaram a subir para 16º, de onde ultrapassou Yuki Tsunoda; na 15ª volta, ele já era 14º apesar de ter estacionado atrás de Esteban Ocon quando subiu para o 13º lugar. O veterano foi chamado aos boxes no 23º giro, quando o safety car acionado com o abandono de Bottas entrou na pista. Na relargada, quatro voltas depois, passou o francês da Alpine.
A corrida voltou a ser paralisada por dois incidentes com os pilotos da RB, Tsunoda e Ricciardo. Na segunda relargada na volta 32, Hamilton entrou na zona de pontuação em décimo; depois, ultrapassou Nico Hulkenberg na 42ª volta e chegou a subir para oitavo quando Alonso visitou os boxes. Porém, o bicampeão o deixou para trás e fez o piloto da Mercedes voltar à nona colocação.
Valtteri Bottas deixou a corrida na volta 21 com quebra no motor; Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, da RBR, saíram nas voltas 27 e 34 por colisões com Kevin Magnussen e Lance Stroll, respectivamente. Logan Sargeant foi punido com 10s por ultrapassar sob bandeira amarela; Magnussen e Stroll receberam a mesma sanção pelas batidas com a dupla da RB.