Connect with us

Destaque

Max Verstappen vence GP da China de F1 pela primeira vez

Spread the love

Foto: Lars Baron/Getty Images 

Tricampeão da RBR chegou a quatro vitórias em cinco etapas da temporada 2024 da categoria após largar da pole position; Norris e Pérez completam pódio

Depois de levar a melhor na corrida sprint do GP da China no sábado, Max Verstappen riscou mais uma pista de sua lista de vitórias a alcançar, na madrugada deste domingo: o Circuito de Xangai. A 58ª conquista da carreira do tricampeão teve ainda Lando Norris e Sergio Pérez na segunda e terceira colocações da prova, respectivamente.

A vitória na China marcou o retorno da corrida para a F1 após cinco anos de ausência, causada pela pandemia do coronavírus. Esse foi, ainda, o segundo pódio do holandês na etapa asiática. Agora, só há um circuito do atual calendário em que Verstappen não venceu: Marina Bay, em Singapura. 

Com a vitória, Verstappen chega aos 100 pontos no campeonato de pilotos, 12 a mais que o vice-líder Pérez. No Mundial de construtores, a RBR detém 188 pontos na liderança contra 151 da vice-líder Ferrari. Em terceiro, a McLaren garantiu 103 pontos após o pódio de Norris.

Max Verstappen recebe bandeirada para vencer GP da China de F1 pela primeira vez na carreira, em 2024 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images

Max Verstappen recebe bandeirada para vencer GP da China de F1 pela primeira vez na carreira, em 2024 — Foto: Lintao Zhang/Getty Images 

Largando da pole position, o tricampeão dominou praticamente toda a prova, embora tenha ficado fora da liderança entre as voltas 14 e 20, quando fez sua primeira troca de pneus. Atrás dele, no entanto, o clima esquentou. 

Semelhantemente ao que houve na corrida sprint vencida no sábado pelo holandês, a definição do restante do pódio foi protagonizada por cinco pilotos ao longo deste domingo: Pérez, Fernando Alonso, Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz. Na metade final da etapa, porém, a briga se concentrou entre Norris, Leclerc e Pérez. 

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1? 

  1. Max Verstappen (RBR)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Sergio Pérez (RBR)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. George Russell (Mercedes)
  7. Fernando Alonso (Aston Martin)
  8. Oscar Piastri (McLaren)
  9. Lewis Hamilton (Mercedes)
  10. Nico Hulkenberg (Haas)
  11. Esteban Ocon (Alpine)
  12. Alexander Albon (Williams)
  13. Kevin Magnussen (Haas)
  14. Pierre Gasly (Alpine)
  15. Guanyu Zhou (Sauber)
  16. Logan Sargeant (Williams)
  17. Lance Stroll (Aston Martin)
    Daniel Ricciardo (RB) – ABANDONOU
    Yuki Tsunoda (RB) – ABANDONOU
    Valtteri Bottas (Sauber) – ABANDONOU.
Resultado do GP da China da F1 2024 — Foto: F1

Resultado do GP da China da F1 2024 — Foto: F1 

A próxima corrida da temporada 2024 de F1 será o GP de Miami em 5 de maio, válido como a sexta etapa do campeonato. 

A McLaren conquistou seu 505º pódio na F1 com o segundo lugar de Norris. Para o piloto, em sua melhor posição de chegada desde o segundo lugar no GP de São Paulo em novembro de 2023, valeu a 15ª aparição no top 3, na carreira. Pérez, em terceiro, conquistou seu 39º pódio na categoria. 

Enquanto Verstappen seguia na ponta sem dificuldades, Alonso passou Pérez por fora e assumiu a vice-liderança já nas primeiras curvas. Logo depois, o mexicano da RBR começou a sofrer com a pressão de Norris, quarto colocado, mas conseguiu manter-se na última vaga provisória do pódio. 

Confirmando o bom início de prova da Aston Martin, Lance Stroll ganhou duas posições e subiu de 11º para o nono lugar, sendo o único piloto com pneus macios no top 10. Já a Mercedes teve um começo agridoce de prova: George Russell subiu de oitavo para sexto, mas Hamilton caiu de 18º para 19º. 

Verstappen tinha uma vantagem de quase 4s sobre Alonso na quarta volta da prova, e seguiu estendendo sua liderança mesmo quando o bicampeão foi ultrapassado por Pérez, na volta cinco. 

Max e Checo pararam na volta 14 para trocar os pneus médios pelos duros, cedendo a liderança e a vice-liderança para Norris e Leclerc. Não demorou, porém, para o tricampeão se recuperar: ele ultrapassou o monegasco da Ferrari três giros depois; na 20ª volta, passou Norris e voltou à ponta. 

A vantagem permitiu ao holandês continuar liderando quando Valtteri Bottas sofreu uma quebra e abandonou sua Sauber na área de escape da curva 11, na 21ª volta: a direção de prova optou, no 23º giro, por substituir o safety car virtual por um safety car real. Com isso vários pilotos – incluindo o líder da prova – voltaram aos boxes; com uma parada de apenas 1s9, Max manteve sua posição. 

Alonso, novo vice-líder após a largada, só permaneceu na posição por quatro voltas até ser superado por Pérez na curva seis. Com isso, o bicampeão entrou na mira de Norris, que largou na quarta colocação e superou o veterano da Aston Martin no oitavo giro da corrida. 

Na 11ª volta, o espanhol entrou na mira de Oscar Piastri. Mas o piloto da McLaren teve que se preocupar com a aproximação de Leclerc, que superou Russell e depois, o australiano. Com o pit stop de Alonso no giro seguinte, o monegasco da Ferrari assumiu a quarta colocação. 

Norris e Leclerc chegaram a ocupar, respectivamente, a liderança e a vice-liderança da corrida quando Verstappen e Pérez visitaram os boxes na volta 14. Mas enquanto o holandês recuperou-se rapidamente, o mexicano da RBR permaneceu em quarto lugar, atrás dos rivais da McLaren e Ferrari. 

Dois safety cars bagunçam disputa pelo pódio

A quebra de Bottas na volta 21 movimentou todo o grid rumo aos boxe. Leclerc fez sua primeira troca de pneus sob a bandeira amarela, quando o safety car virtual foi acionado. Norris, porém, passou da entrada do pit lane e atrasou seu pit stop em uma volta. 

A direção de prova chamou o safety car para a pista na 23ª volta, o que trouxe as duas RBRs para os boxes novamente. Pérez, que havia recuperado a vice-liderança, caiu de novo para a quarta colocação. Quando a bandeira verde foi agitada quatro voltas depois, porém, o mexicano não teve tempo para agir. 

Kevin Magnussen bateu na roda traseira direita de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo tocou em Lance Stroll na relargada, trazendo de volta o safety car. A corrida foi retomada na volta 32 de 56 e, graças à nova intervenção, Norris, Leclerc, Pérez, Alonso e Sainz estavam separados por 0s7 a 1s1. 

O “plano D” de uma única parada da Ferrari com Leclerc acabou deixando-o vulnerável no fim da prova; na 39ª volta, ele foi ultrapassado por Pérez, cujos pneus duros tinham duas voltas a menos que o do monegasco. Perto da bandeirada, o mexicano ensaiou uma aproximação de Norris, mas ficou com a última vaga do pódio. 

Largando em 18º, Hamilton percorreu um longo caminho até zona de pontuação: depois de cair para 19º na largada e se recuperar, ele fez sua primeira ultrapassagem no quarto giro: Guanyu Zhou, piloto da casa. Depois foi a vez de Kevin Magnussen ver a Mercedes do heptacampeão passar à frente. 

O heptacampeão caiu para 19º quando fez seu primeiro pit stop na décima volta. Depois de trocar os pneus macios pelos médios, ele ainda reclamou com a Mercedes pela decisão de largar com os compostos de faixa vermelha. 

As paradas subsequentes de seus rivais o ajudaram a subir para 16º, de onde ultrapassou Yuki Tsunoda; na 15ª volta, ele já era 14º apesar de ter estacionado atrás de Esteban Ocon quando subiu para o 13º lugar. O veterano foi chamado aos boxes no 23º giro, quando o safety car acionado com o abandono de Bottas entrou na pista. Na relargada, quatro voltas depois, passou o francês da Alpine. 

A corrida voltou a ser paralisada por dois incidentes com os pilotos da RB, Tsunoda e Ricciardo. Na segunda relargada na volta 32, Hamilton entrou na zona de pontuação em décimo; depois, ultrapassou Nico Hulkenberg na 42ª volta e chegou a subir para oitavo quando Alonso visitou os boxes. Porém, o bicampeão o deixou para trás e fez o piloto da Mercedes voltar à nona colocação. 

Valtteri Bottas deixou a corrida na volta 21 com quebra no motor; Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, da RBR, saíram nas voltas 27 e 34 por colisões com Kevin Magnussen e Lance Stroll, respectivamente. Logan Sargeant foi punido com 10s por ultrapassar sob bandeira amarela; Magnussen e Stroll receberam a mesma sanção pelas batidas com a dupla da RB.

Mais sobre Destaque