Camisa 10 errou quatro das últimas 10 cobranças, mas segue com melhor aproveitamento do Fla
A má fase que vive Gabigol desde a temporada passada também se reflete na marca da cal. O atacante, considerado um especialista em pênaltis e que desde 2019 é o cobrador oficial do Flamengo, nunca errou tantos em tão pouco tempo. Das oito cobranças que já desperdiçou com a camisa rubro-negra, metade aconteceu desde 15 de fevereiro de 2023. Ou seja, há menos de um ano.
O último deles foi no empate em 0 a 0 com o Vasco no Maracanã no domingo. Arrascaeta sofreu pênalti nos minutos finais, e Gabigol assumiu a responsabilidade podendo praticamente garantir a vitória no clássico, mas ele bateu mal e parou no goleiro Léo Jardim (veja no vídeo acima).
Até janeiro do ano passado, Gabigol tinha um aproveitamento surpreendente de 90% nos pênaltis pelo Flamengo: eram 37 gols em 41 cobranças. Mas de lá para cá, o camisa 10 rubro-negrou bateu mais 10 penalidades e converteu seis (rendimento foi de 60% no período).
2020 – Carioca: Flamengo 3 x 0 Botafogo (travessão)
2022 – Brasileiro: Flamengo 3 x 0 América-MG (fora)
2022 – Brasileiro: Flamengo 4 x 1 Bragantino (trave)
2023 – Carioca: Volta Redonda 1 x 3 Flamengo (goleiro defendeu)
2023 – Brasileiro: Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (trave)
2023 – Copa do Brasil: Grêmio 0 x 2 Flamengo (goleiro defendeu)
2024 – Carioca: Vasco 0 x 0 Flamengo(goleiro defendeu)
Gabigol ainda tem o melhor desempenho?
Com lembranças recentes de gols de Pedro e Arrascaeta cobrando pênalti, muitos torcedores do Flamengo passaram a questionar se Gabigol ainda tem o melhor aproveitamento do elenco rubro-negro. E a resposta é: sim! Segundo levantamento do Espião Estatístico do ge com todos os atuais jogadores do clube que bateram ao menos cinco pênaltis, o camisa 10 segue no topo.
O aproveitamento total de Gabigol caiu, mas continua o mais alto com 84,3% após 51 cobranças e 43 gols. Colado nele em desempenho, mas com um recorte muito menor, está Arrascaeta. O uruguaio tem 83,3% de rendimento na marca da cal com cinco gols em seis batidas. E Pedro fecha o pódio com 78,5% após converter 11 das 14 cobranças com a camisa rubro-negra.
Mas com Gabigol atualmente na reserva, quem vem sendo o cobrador oficial da “Era Tite” no Flamengo é Pedro. Até o último domingo, o camisa 9 havia cobrado os dois pênaltis que aconteceram a favor do Rubro-Negro desde a chegada do treinador. Porém, contra o Vasco, ele não estava mais em campo quando Arrascaeta sofreu a falta na área aos 40 minutos do segundo tempo.