(Foto: Divulgação/Red Bull)
A novela da Fórmula 1 envolvendo o engenheiro Adrian Newey finalmente chegou ao fim com um acordo milionário. Após 17 anos defendendo a Red Bull, o inglês fechou um acordo com a Aston Martin e será o novo projetista da equipe britânica por £ 30 milhões (R$ 220 milhões na cotação atual) anuais. Isso equivale a um valor maior que 17 dos 20 pilotos da principal categoria do automobilismo mundial.
Durante a coletiva de anúncio de Newey, Lawrence Stroll, dono da Aston Martin, classificou o acordo como o “maior da história” desde o retorno da marca à principal categoria do automobilismo mundial.
“É a maior história desde que o nome Aston Martin retornou ao esporte e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipe de Fórmula 1 capaz de lutar pelo título”, o que é comprovado se comparado ao salário dos pilotos da F1.
Em levantamento realizado pelo site RacingNews365, é possível verificar que o contrato de Newey é superior que a grande maioria dos pilotos da Fórmula 1, desconsiderando bônus de desempenho e patrocinadores pessoais. Confira:
Max Verstappen (Red Bull) – $ 55 milhões
Lewis Hamilton (Mercedes) – $ 45 milhões
Charles Leclerc (Ferrari) – $ 34 milhões
Lando Norris (McLaren) – $ 20 milhões
George Russel (Mercedes) – $ 18 milhões
Fernando Alonso (Aston Martin) – $ 18 milhões
Checo Pérez (Red Bull) – $ 14 milhões
Carlos Sainz (Ferrari) – $ 12 milhões
Valtteri Bottas (Equipe de F1 Stake) – $ 10 milhões
Daniel Ricardo (Aplicativo Visa Cash RB) – $ 7 milhões
Esteban Ocon (Alpino) – $ 6 milhões
Pierre Gasly (Alpino) – $ 6 milhões
Oscar Piastri (McLaren) – $ 6 milhões
Kevin Magnussen (Haas F1) – $ 5 milhões
Alexandre Albon (Williams) – $ 3 milhões
Lance passeio (Aston Martin) – $ 3 milhões
Nico Hulkenberg (Haas F1) – $ 2 milhões
Guanyu Zhou (Equipe de F1 Stake) – $ 2 milhões
Yuki Tsunoda (Aplicativo Visa Cash RB) – $ 1 milhão
Sargento Logan (Williams) – $ 1 milhão
Aos 65 anos, Newey é considerado por muitos o maior projetista da história da Fórmula 1. O lendário engenheiro tem passagens por Williams, McLaren e Red Bull, e foi parceiro de pilotos como Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villenueve, Mika Hakkinen, Sebastian Vettel e Max Verstappen. Ao todo, ele possui 25 títulos mundiais na Fórmula 1: 13 de pilotos e 12 de construtores.