O Fluminense reagiu e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no dia em que completou 122 anos, o Tricolor Carioca deu motivo para a torcida acreditar na salvação. O Flu venceu o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Brasileirão. O jovem Kauã Elias, de 18 anos, foi o herói do clube carioca.
O jogo deste domingo, além de poder significar o pontapé inicial para reação para sair do Z-4, marcou o retorno de Thiago Silva ao Fluminense. O experiente zagueiro, de 39 anos, é reforço de peso e peça importante para ajudar o Tricolor Carioca.
O Fluminense interrompeu a sequência de 13 rodadas sem ganhar pelo Brasileirão. Foram nove derrotas e quatro empates. A única vitória até então era aquela sobre o Vasco, conquistada no dia 20 de abril.
Com o resultado, o Fluminense deixa a lanterna do Brasileirão e agora tem 11 pontos em 17 jogos – está na 19ª colocação. A distância para o Cuiabá, primeiro time fora do Z-4, é de seis pontos.
Na próxima rodada, o Fluminense recebe o Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Cuiabá, por sua vez, agora se concentra no playoff da Copa Sul-Americana e recebe o Palestino, do Chile, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal. O jogo de ida foi 1 a 1. Assim, quem vencer avança.
O duelo entre Cuiabá e Fluminense
O Fluminense teve a estreia de Thiago Silva e contou com o retorno de Arias, que disputou a Copa América com a Colômbia, e de Cano, que cumpriu suspensão na última rodada. Nonato, que voltou ao Tricolor Carioca, entrou na etapa final e fez a reestreia.
A primeira chance foi do Fluminense. Aos quatro minutos, após cruzamento da esquerda, a bola sobrou para Ganso. Ele finalizou, mas parou em Walter. Do outro lado, Fábio também precisou trabalhar. Aos 16 minutos, Isidro Pitta foi lançado, ganhou da marcação de Thiago Silva e chutou. O goleiro do Flu brilhou e salvou. O jogo se arrastou a partir daí, com muitas faltas e erros.
As duas equipes encontraram dificuldade para criar. Além disso, o duelo era muito picotado e tecnicamente ruim. A inspiração só voltou a aparecer aos 46 minutos, quando Ganso deu um bolão para Samuel Xavier. O lateral-direito, contudo, errou a finalização e perdeu grande chance. O primeiro tempo terminou sem gols.
Os dois técnicos mudaram no intervalo. Petit colocou Max no lugar de Fernando Sobral, enquanto Mano Menezes pôs Alexsander no lugar de Martinelli, que recebeu amarelo no primeiro tempo, no Fluminense. Aos nove minutos, após cobrança de escanteio, Thiago Silva desviou e encontrou Thiago Santos, mas ele errou o alvo.
Aos 14, Mano colocou Keno no lugar de Marquinhos. O Cuiabá perdeu chance aos 18. Lucas Mineiro ficou com rebote na área, mas mandou por cima. Mano, aos 21, colocou Kauã Elias no lugar de Cano. Um minuto depois, Matheus Alexandre foi providencial e salvou cruzamento de Samuel Xavier. Na cobrança de escanteio, Thiago Silva ganhou pelo alto, mas Walter defendeu com segurança.
A estrela de Kauã Elias brilhou aos 27 minutos. Arias cruzou da direita, Ganso fez o corta-luz e o atacante chutou no canto: 1 a 0 na Arena Pantanal. O jovem foi decisivo mais uma vez. Ele já havia feito o gol de empate do Fluminense no duelo com o Criciúma, fora de casa, pela 16ª rodada.
Em vantagem, o Fluminense deixou o tempo passar, administrou o resultado e voltou a vencer no Brasileirão. Guga, no banco de reservas, foi expulso nos acréscimos. Foi a primeira vitória de Mano Menezes à frente do Flu – tinha empatado dois jogos e perdido um.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 0X1 FLUMINENSE
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Data: 21/07/2024, domingo
Horário: 20h (de Brasília)
Público: 13.231 presentes
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Maira Mastella Moreira (Fifa-RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa-RS)
Cartão amarelo: Martinelli, Arias e Mano Menezes (Fluminense) e Ramon (Cuiabá)
Cartão vermelho: Guga (Fluminense)
Gol:
Fluminense: Kauã Elias, aos 27′ do 2ºT
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Clayson), Fernando Sobral (Max) e Denilson; Jonathan Cafu (Deyverson), Derik Lacerda (André Luís) e Isidro Pitta
Técnico: Petit
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli (Alexsander) e Ganso (Nonato); Arias, Marquinhos (Keno) e Cano (Kauã Elias)
Técnico: Mano Menezes