Getty Images
Após afirmar que tem “evidências pesadas” de que o Palmeiras foi favorecido nas campanhas de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, John Textor foi além e citou dois jogos em que o Alviverde foi supostamente beneficiado.
Segundo o dono da SAF do Botafogo, as partidas manipuladas favoravelmente ao Palmeiras foram as vitórias por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no dia 2 de novembro de 2022, e por 5 a 0 sobre o São Paulo, em outubro de 2023.
Mas, afinal, o que de fato aconteceu nesses dois jogos? O ESPN.com.br relembra!
- Palmeiras 4 x 0 Fortaleza – Brasileirão 2022
O Palmeiras entrou em campo com o título brasileiro garantido horas antes, por conta do tropeço do Internacional contra o América-MG.
Apesar do ritmo festivo, o Alviverde goleou o Fortaleza por 4 a 0 em pleno Allianz Parque. Na ocasião, Endrick foi titular pela primeira vez e ainda anotou o gol que fechou a vitória. Rony fez dois e Dudu também marcou o seu de cobertura.
Com o resultado, a equipe de Abel Ferreira chegou aos 77 pontos, abrindo 13 de vantagem para o Inter, segundo colocado na ocasião. Já o Fortaleza perdeu a chance de colar no grupo da CONMEBOL Libertadores e ficou em 10º, com 48.
FICHA TÉCNICA:
Competição: Campeonato Brasileiro – 35ª rodada
Data e hora: 2 de novembro de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Árbitro de Vídeo (VAR): Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Danilo, Gustavo Scarpa, Zé Rafael (PAL); Titi (FOR)
Gols: Rony, aos 14 min do 1° tempo e aos 3 min do 2° tempo (PAL); Dudu, aos 31 min do 1° tempo (PAL); Endrick, aos 19 min do 2° tempo
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Bruno Tabata); Endrick (Merentiel), Dudu (Mayke) e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Titi (Marcelo Benevenuto), Brítez e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Zé Welison) e Lucas Crispim (Fabrício Baiano); Romarinho (Hércules), Robson e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
- Palmeiras 5 x 0 São Paulo – Brasileirão 2023
O Palmeiras atropelou o São Paulo no Allianz Parque: goleada por 5 a 0, que poderia , inclusive, até ter sido ainda maior.
O Alviverde construiu a vitória ainda no 1º tempo e foi para o intervalo vencendo por 3 a 0 com dois gols de Breno Lopes e outro de Piquerez.
Para piorar a situação do Tricolor, Rafinha ainda foi expulso no 2º tempo após fazer uma falta em Breno Lopes. Ele já tinha levado amarelo por acertar o rosto do mesmo rival. E, ao deixar o campo, reclamou com o quarto árbitro, afirmando que Raphael Claus, então árbitro principal, era ”palmeirense”.
Com um a mais, o Palmeiras ainda ampliou novamente com Piquerez e Marcos Rocha.
A vitória fez o Alviverde chegar aos 50 pontos, na quarta posição. O Botafogo, que teve seu jogo anulado, ainda liderava com 59. Já o São Paulo continuou em 10º, com 38.
FICHA TÉCNICA:
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 25 de outubro de 2023, quarta-feira Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Zé Rafael, Endrick e Raphael Veiga (Palmeiras); Beraldo, Rafinha e Wellington Rato (São Paulo)
Cartões vermelhos: Rafinha (São Paulo)
Gols: Breno Lopes (Palmeiras), aos 15′ do 1ºT; Breno Lopes (Palmeiras), aos 26′ do 1ºT; Piquerez (Palmeiras), aos 51′ do 1ºT; Marcos Rocha (Palmeiras), aos 38′ do 2ºT; Piquerez (Palmeiras), aos 41′ do 2ºT.
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke (Marcos Rocha), Zé Rafael, Richard Ríos (Fabinho), Raphael Veiga (Artur) e Piquerez; Breno Lopes (Luis Guilherme) e Endrick (Rony). Técnico: Abel Ferreira
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista; Gabriel Neves (Rodrigo Nestor), Alisson (Nathan), Michel Araújo e James Rodríguez (Jhegson Méndez); Lucas (Wellington Rato) e David (Luciano). Técnico: Dorival Júnior
ESPN.